A construção dos saberes da equipe diretiva no processo de gestão escolar
Resumo
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa monográfica e tem por finalidade pesquisar acerca da construção dos saberes profissionais dos gestores de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de São Pedro do Sul/RS, visando à discussão sobre a importância desses no processo de gestão escolar. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, que por meio da etnometodologia procura desvelar os saberes mobilizados na ação gestora das
três colaboradoras da pesquisa - gestoras que integram a equipe diretiva da referida escola. Para contemplar os objetivos propostos, opta-se por uma abordagem metodológica em três etapas: 1) a inserção no lócus da pesquisa, por meio de sessões de observação sistemáticas do cotidiano escolar; 2) a efetivação de uma entrevista reflexiva, através do diálogo com as colaboradoras e 3) o tratamento e a análise dos dados obtidos - categorizações. Os conceitos de saber e, mais designadamente saberes profissionais, fundamentais a este estudo, são embasados teoricamente nas pesquisas de Nunes (2004), Tardif (2000; 2002), Pimenta (2000) e Gauthier (1998). A partir dos escritos destes autores, compreende-se o conceito de saber fundamentado na racionalidade de natureza argumentativa, uma produção coletiva proveniente da troca entre os gestores. Através da análise dos dados origina-se às seguintes categorias de apreciação: Narrando a origem do ser professora...; Relembrando a fase inicial da carreira e a trajetória profissional; Socializando saberes sobre a gestão escolar e Definindo e compreendendo a dinâmica dos saberes e fazeres necessários a prática de gestão. Em cada categoria de análise, sistematiza-se o relato das gestoras, demonstrando as estratégias de gestão, bem como os saberes intrínsecos a prática educativa de cada uma. Percebe-se que a construção dos saberes profissionais é influenciada pelo contexto, o qual as gestoras trabalham e discutem as formas de gestão mais apropriada, que por sua vez são baseadas em diversos saberes. A repercussão do significado conferido aos saberes profissionais na prática educativa da gestão escolar está se (re) construindo a partir da formação permanente das colaboradoras como procedimento participativo, independente e envolvido com as decisões coletivas, compartilhando responsabilidades e pensando sobre as ações educativas para que sejam significativas aos interesses da comunidade escolar.
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- Gestão Educacional [294]