Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 15-34 of 227
-
A aquisição da leitura no processo pedagógico nas séries iniciais
(2010-12-20)O presente estudo é fruto de uma inquietação e ansiedade compartilhada com outros profissionais na área da educação que buscam caminhos eficazes para proporcionar a leitura. O estudo foi desenvolvido através dos textos de ... -
A aquisição da linguagem na relação libras x português
(2007)O projeto de pesquisa A Aquisição da Linguagem na Relação Libras x Português teve como objetivo comprovar que o processo de aquisição da escrita em uma segunda língua requer um bom domínio na língua materna. O domínio ... -
A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
(2010-10-22)Este trabalho apresenta uma discussão teórica frente a estudos realizados sobre o tema da aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização de alunos surdos a partir de um espaço educacional bilíngüe. Nesse ... -
Arte - Educação: um caminho para a acessibilidade
(2010-12-20)Atualmente, com a mudança dos paradigmas educacionais e a implantação legal da educação inclusiva, onde o processo de ensino-aprendizagem está baseado nas diferenças entre os alunos e na consideração das potencialidades ... -
A arte como potencializadora de ações inclusivas
(2010)Este estudo refere-se à Arte como um instrumento no processo de ações metodológicas inclusivas para promover a aprendizagem de alunos deficientes que estão incluídos nas escolas regulares de ensino. O estudo partiu de ... -
Aspectos da prática pedagógica relacionada à educação inclusiva nas classes regulares de ensino
(2010-06)Esta pesquisa tem como objetivo investigar sobre a inclusão do aluno com Síndrome de Down à dinâmica da sala de aula do ensino regular. O objetivo geral do artigo foi a descrever e refletir sobre as dificuldades, os ... -
Atendimento de alunos com alto comprometimento neuropsicomotor: política e realidade
(2010-12-20)Trabalhar com a teoria e a prática é uma perspectiva que nos traz a possibilidade de analisar significativamente como uma implica significados e expectativas à outra. Com este trabalho foi esse confronto que pretendi ... -
Atendimento educacional especializado
(2010-12-20)Esta Pesquisa tem como objetivo fundamental destacar o pioneirismo no atendimento dos alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) nas Salas de Recursos Multifuncionais em escolas da rede regular de ensino da ... -
Autismo um jeito diferente de ser
(2010-12-20)Em conseqüência das políticas públicas sobre Direitos Humanos e das propostas de Educação Inclusiva na última década têm-se acentuado os estudos e o desenvolvimento de práticas e oportunidades educacionais para pessoas ... -
A avaliação na escola regular inclusiva: é necessária uma aplicação diferenciada com os alunos deficientes?
(2010-12-20)O objetivo desta pesquisa é identificar a necessidade, ou não, de se realizar uma avaliação diferenciada com os alunos deficientes. Utilizou-se uma metodologia de cunho qualitativo, tendo como público-alvo, cinco professoras ... -
O brincar enquanto instrumento mediador na construção do conhecimento das crianças surdas
(2010-12-20)Por meio deste estudo, pretende-se abordar sobre a importância do brincar para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor das crianças surdas, buscando subsídios para a reflexão de aspectos sócios culturais afetivos ... -
Capacitação docente e o desafio da educação inclusiva
(2010-12-20)O trabalho a seguir caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de investigação que tem por objetivo conhecer como a inclusão escolar vem sendo trabalhada com os alunos de uma escola de formação do Curso Normal. Para a ... -
Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
(2011-01-17)Este trabalho apresenta alguns dilemas vividos por muitos educadores frente ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular abordando a importância da preparação tanto ... -
Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
(2010)Este trabalho teve por objetivo identificar e problematizar as práticas pedagógicas referentes à complexidade e peculiaridades no Ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita. Para tanto, expomos ... -
"Como Pedro um menino autista relaciona-se com o mundo?"
(2007)A escolha do tema apareceu como uma curiosidade: "Como Pedro, um menino autista, se relaciona com o mundo externo, do qual depende?" Crianças com autismo apresentam, desde cedo, um distúrbio severo do desenvolvimento, ... -
Conhecendo a educação especial do município de Pombal - PB
(2010-12-20)Este trabalho tem por objetivo manifestar por meio de uma abordagem histórica da Educação Especial, desde as civilizações antigas até a nossa, o contínuo e gradativo avanço, apesar de ter sido de forma paulatina, dos ... -
Consciência fonológica em crianças de pré-escola
(2007-01-12)O presente artigo buscou investigar como se dá a consciência fonológica em crianças de pré-escola, saber qual e a proposta metodológica de alfabetização usada pelas professoras no jardim B, e se em suas propostas evidenciam ... -
Considerações sobre a inclusão dos alunos surdos no ensino regular: o que dizem os professores
(2010)A inclusão dos alunos surdos nós dá oportunidade de problematizar e colocar em pratica todos os nossos conhecimentos, enquanto professores. A importância deste estudo reside nas necessidades educacionais dos surdos e a ... -
A construção da identidade de alunos com déficit cognitivo através do seu processo de alfabetização
(2010-12-20)O estudo sobre "A Construção da Identidade de Alunos com Déficit Cognitivo através do seu Processo de Alfabetização, incide diretamente na formação de valores e na postura de educadores que buscam meios de introduzir ... -
As contribuições da educação psicomotora reflexiva para as crianças com dificuldade de aprendizagem
(2007)No presente artigo, apresentam-se algumas noções que contemplam o conceito de educação psicomotora, as funções psicomotoras e o desenvolvimento infantil, descritos através dos seguintes aspectos: coordenação, esquema ...