Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 227
-
A inclusão na diversidade como desafio para educação nacional: considerações sobre a educação de surdos
(2010)A atual proposta educacional propõe a Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais preferencialmente no ensino regular promovendo-a por extensão, nos diferentes segmentos da sociedade. Contudo pensar na ... -
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
(2010)É preciso reconhecer e respeitar as diferenças no espaço escolar. Isto é, as especificidades do ato de aprender de nossos alunos, bem como as atividades pedagógicas que possam potencializar suas aprendizagens. Em síntese, ... -
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
(2010)Resumo: Falar em inclusão é citar diversos aspectos tanto históricos quanto funcionais da educação especial no cenário nacional. A educação de surdos, que já passou por diversas mudanças e diferentes correntes teóricas, ... -
A aprendizagem significativa como alternativa de construção do conhecimento para alunos com déficit cognitivo
(2010)Trata-se de um artigo que tem como objetivo discutir a construção do conhecimento de adultos com déficit cognitivo, a partir de uma aprendizagem significativa. A discussão é apresentada tomando como referência a prática ... -
Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
(2010)O presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre a dificuldade dos professores das escolas públicas em atender de maneira eficiente o aluno com necessidades educacionais especiais. O trabalho é fundamentado na LDBEN ... -
Surdez e o desafio da inclusão
(2010)A proposta da educação inclusiva direciona a se pensar a qualidade da educação que pode ser oferecida para todos os alunos na escola regular, levando-se em consideração as dificuldades, diferenças e potencialidades de cada ... -
Inclusão social nas diferentes práticas pedagógicas dentro da geografia
(2010)Durante muito tempo o ensino de Geografia esteve ligado à descrição da paisagem, não oferecendo condições para que o aluno pudesse compreender a realidade em suas múltiplas relações e perceber-se como ser atuante e ... -
Entre os caminhos da inclusão as práticas se modificam. E a avaliação como fica?
(2010)O presente trabalho tem por objetivo investigar e refletir sobre a avaliação como prática pedagógica desenvolvida em uma escola da rede pública de Pelotas. Estes aspectos são de extrema importância para uma prática inclusiva, ... -
Educação inclusiva: desafio para formação de professores
(2010)O presente estudo parte do tema: "Educação Inclusiva: Desafio Para Formação De Professores", e tem como objetivo propiciar ao professor do Ensino Básico, instrumental teórico que o capacite a refletir, apropriar-se e ... -
Educação de surdos no contexto da inclusão escolar
(2010)A proposta do presente artigo é refletir sobre a educação de surdos no contexto da inclusão escolar, analisando as questões polêmicas e os avanços na visão paradigmática inclusiva, mais especificamente a inclusão das pessoas ... -
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular
(2010)Este artigo tem por objetivo fornecer subsídios capazes de favorecer a reflexão sobre o trabalho a ser realizado em sala de aula diante da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Pretende-se assim ... -
Gestão da EaD numa perspectiva inclusiva
(2010)Este trabalho tem como objetivo identificar as ações do processo de gestão do pólo de Rio Bonito, assim como analisar e refletir sobre as concepções de educação pública na modalidade a distância em curso de Graduação ... -
Formação de professores para educar na diversidade
(2010)O estudo teve como objetivo promover uma sensibilização dos profissionais que trabalham em classe inclusiva com alunos de necessidades especiais em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivo, autonomia, ... -
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
(2010)No presente artigo, o tema é a relevância do ensino colaborativo para a educação inclusiva. O estudo teve como meta identificar e discutir quais possibilidades esse modelo de ensino proporciona para a efetivação do ... -
A linguagem e o desenvolvimento cognitivo do aluno surdo
(2010)Este estudo tem como objetivo principal discutir o processo de aquisição da língua de sinais pelo aluno surdo e buscar subsídios para apoiar a inclusão desse aluno no ensino fundamental da rede pública estadual. Ainda visa ... -
Educação de surdos: um diálogo sobre as cenas do atendimento no espaço inclusivo
(2010)Este artigo pretende refletir sobre a educação de surdos e as propostas e realidades do universo da educação inclusiva. Salienta-se a importância da Língua de Sinais, abordando seu histórico e relevância para o universo ... -
A formação docente e a inclusão do aluno com déficit cognitivo
(2010)Historicamente a forma como as sociedades tratam as pessoas chamadas “deficientes” está diretamente relacionada à forma como cada sociedade estabelece seus padrões de normalidade, motivando sentimentos e reações de ... -
Família, escola e educação de surdos
(2010)O presente trabalho tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão a cerca das relações sociais entre família e escola, tendo em vista a escolaridade da criança surda. Foram abordadas questões e conceitos sobre ... -
Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo
(2010)Essa pesquisa teve por objetivo conhecer as várias faces das deficiências bem como suas restrições e capacidade de se capacitar para compreender e se integrar com todos os seres humanos de forma a evitar rotulações e ... -
Formas de olhar para o processo de inclusão de pessoas com deficiência mental na escola comum a partir da análise de documentos oficiais
(2010)Tendo em vista a importância das concepções que permeiam a formação do professor, considerado apto para a inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, nesse estudo, a intenção é analisar alguns dos documentos ...