Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 161-180 of 227
-
Mudanças nas práticas educativas dos professores para a inclusão de alunos surdos na escola regular
(2010-12-20)A presente investigação teve como objetivo verificar quais são os desafios e as mudanças necessárias nas práticas educativas dos professores, da escola regular, para que seja possível pensarmos em um processo de inclusão, ... -
Um olhar sobre a educação dos surdos em classe regular de ensino
(2010-12-20)A presente pesquisa tem como objetivo problematizar como acontece a educação dos surdos nas salas regulares e as relações de saber/poder. Neste sentido busco uma compreensão do processo ensino aprendizagem a partir das ... -
O papel da família como mediadora no desenvolvimento e inclusão social do filho com deficiência
(2010)Pensar na pessoa com deficiência é descobrir um novo “olhar” e perspectiva para a vida. O presente artigo destina-se a abordar a problemática vivida pela família diante de um filho com deficiência. Optou-se, portanto, em ... -
Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos
(2010-10-22)O presente artigo tem como objetivo discutir a educação de surdos na perspectiva inclusiva, analisando e problematizando as adaptações necessárias no âmbito da inclusão de alunos surdos, a saber, em que sentido as diferenças ... -
Perfil da avaliação da educação surda na escola regular com proposta bilíngüe em Pombal – PB
(2010-12-20)A Educação Escolarizada dos Surdos remonta cerca de seis séculos, com os pressupostos oralistas, precedidos dos discursos Imagéticos, concretizando-se na contemporaneidade com a Simiótica Visual sublinhando a significação ... -
A perspectiva da inclusão na educação física escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental
(2010-12-20)Para muitos, aulas de Educação Física são fonte de prazer e alegria, sempre bem esperadas dentro do ambiente escolar. A partir dessa característica, a Educação Física pode contribuir com o processo de inclusão de crianças ... -
Pessoas com déficit cognitivo e o mercado de trabalho
(2007-12-01)Esta pesquisa busca observar como as pessoas com déficit cógnito percebem suas condições no processo de entrada no mercado de trabalho. O processo histórico de segregação pelo qual as pessoas com deficiência enfrentam ... -
Política de formação de professores na educação inclusiva
(2010)O presente artigo propõe fazer uma reflexão sobre a atuação dos professores na educação inclusiva, e também, contempla questões sobre a escola inclusiva na diversidade, seus enfoques teóricos e legais, entendendo-o como ... -
Políticas públicas para pessoas surdas no município de São Gabriel
(2010-12)Este artigo monográfico relata os avanços das últimas décadas, nas políticas públicas que o Brasil vem difundindo trazendo a ideia da pessoa surda como alguém diferente e não deficiente, bem como, as ações realizadas no ... -
Prática pedagógica para alunos com défict cognitivo
(2010-06-07)Este estudo tem por objetivo analisar os relatos de práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo em reportagens divulgadas na revista Nova Escola, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios ... -
Prática pedagógica: caminho de desenvolvimento global para o aluno com déficit cognitivo
(2010)O trabalho exposto tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a Educação Inclusiva no Brasil, bem como a pratica pedagógica dos profissionais da educação referente à temática inclusão. Partindo de uma ... -
Práticas e trajetórias de formação docente para o trabalho na educação especial
(2010-12-20)Através de pesquisa realizada nas escolas municipais com professores que atuam junto a alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais e finais do ensino fundamental no município de Governador Valadares- MG. ... -
Práticas educativas com aluno com síndrome de Down na Escola Estadual de Devinolândia de Minas
(2010-12-16)O presente trabalho apresenta reflexões acerca da Síndrome de Down e Práticas educativas com alunos que possuem tal síndrome. Através de revisão bibliográfica e com embasamento teórico objetivou-se compreender as causas, ... -
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
(2010)Este trabalho procurou analisar como os profissionais ligados à educação Especial, têm desenvolvido o trabalho pedagógico do processo de ensinoaprendizagem dos alunos com deficiência, em turmas de ensino fundamental, ... -
Práticas educativas na educação de surdos: a observação e estimulação das competências de aprendizagem no contexto das oficinas pedagógicas
(2010)Esta pesquisa tem o seu lócus nos estudos sobre as oficinas pedagógicas, como espaços de reflexão e de aprendizagem sobre a prática educativa na educação de surdos. Trata-se de um contexto educativo que visa oportunizar ... -
Práticas educativas para a construção de uma escola inclusiva
(2010-12-20)Este artigo tem, como objetivo principal discutir e analisar as práticas educativas adotadas atualmente no sentido de tornar as escolas inclusivas e capacitadas para receberem alunos com necessidades especiais. Busca-se ... -
Práticas educativas para alunos com déficit cognitivo incluídos no ensino regular do ensino fundamental
(2010-12-20)Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho etnográfica, através de descrições das análises das entrevistas realizadas com os professores e observações realizadas em sala de aula. A intenção é analisar ... -
Práticas envolvendo aluno com déficit cognitivo
(2010-03-24)Vivendo sob o paradigma da inclusão, torna-se necessário repensar as práticas inclusivas de modo a atender os direitos e deveres do educando. Partindo deste pressuposto que surge a necessidade da busca de maiores conhecimentos, ... -
"Práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos do CAS, durante o processo de ensino e aprendizagem"
(2011)Este artigo, cujo tema está voltado para as práticas pedagógicas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, tem por objetivo revelar as experiências inovadoras desenvolvidas no CAS - Centro de ... -
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
(2010)É preciso reconhecer e respeitar as diferenças no espaço escolar. Isto é, as especificidades do ato de aprender de nossos alunos, bem como as atividades pedagógicas que possam potencializar suas aprendizagens. Em síntese, ...