Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 189-208 of 227
-
Práticas pedagógicas: contribuições de Piaget à educação de alunos com déficit cognitivo
(2010-12-20)O artigo apresenta discussões sistematizadas através da realização de pesquisa bibliográfica, cujo objetivo centrou-se em “identificar as contribuições da teoria interacionista de Piaget na perspectiva da educação ... -
Pressupostos da inclusão e identificação e identificação do educando com déficit cognitivo na rede regular de ensino
(2010-12-20)Esta pesquisa de cunho bibliográfico problematiza as metodologias adequadas para o trabalho com criança que apresenta Déficit Cognitivo, visando familiarizar educadores com o tema. Apresenta um pequeno histórico sobre a ... -
O processo de inclusão de um aluno com necessidades educativas especiais na educação infantil
(2010-12-20)O presente trabalho teve como objetivo a inclusão de um aluno de quatro anos com deficiência mental em sala de aula de pré-escola de Educação Infantil do Município de Capão da Canoa, visando sua inclusão escolar e o seu ... -
Produção textual da criança surda a partir de uma proposta bilíngüe de educação tendo a língua de sinais como a primeira língua e a segunda a língua portuguesa na modalidade escrita
(2010-12-20)O presente artigo monográfico faz uma análise acerca da produção textual da criança surda, tendo em vista, que a mesma dispõe primeiramente de conhecimentos da língua de sinais e segunda a língua portuguesa na modalidade ... -
Professor surdo no espaço docente: novas perspectivas frente a inclusão
(2010-12-20)Este estudo tem como tema central apresentar os aspectos relacionados à inserção dos professores surdos que realizam atividades de docência no ensino superior na disciplina de Libras - Língua Brasileira de Sinais nos cursos ... -
A psicomotricidade na aprendizagem do deficiente intelectual
(2010-12-20)Esse trabalho de caráter monográfico onde se discorre sobre a importância da psicomotricidade na aprendizagem do deficiente Intelectual, cuja preocupação foi descobrir as possíveis contribuições da psicomotricidade no ... -
Os recursos tecnológicos no atendimento educacional especializado para aluno surdo
(2010-07)A presente pesquisa refere-se a uma das questões mais discutidas atualmente na área de educação: A inclusão do surdo no ensino regular. Percebe-se que na caminhada de uma educação para todos e sem exclusão, é fundamental ... -
Refletindo a inclusão de alunos surdos no ensino médio
(2010-06)Esta pesquisa tem a pretensão de discutir a inclusão de alunos surdos em uma Escola Municipal de Ensino Médio do município de Gravataí. Nesse sentido, pretende problematizar sobre as adequações elencadas como necessárias ... -
Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
(2010)Buscando dar conta dos objetivos traçados para implementação da política de inclusão no Brasil, professores e demais profissionais têm recebido a oferta de cursos de formação, graduação e pós-graduação que buscam contemplar ... -
Refletindo sobre o atendimento educacional especializado em uma sala de recursos multifuncional da rede pública de ensino
(2010)O presente artigo relata a investigação e os resultados alcançados no estudo de caso sobre o que sabem sete professoras de uma escola municipal da cidade de Pelotas/RS sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ... -
A relação avaliação e prática pedagógica na perspectiva da inclusão do aluno com déficit cognitivo
(2010-12-20)O presente estudo é o resultado de uma pesquisa realizada numa escola da rede municipal do município de Teófilo Otoni, Minas Gerais, cujo objetivo fundamental foi o de encontrar respostas para a seguinte questão problema: ... -
Repensando a aprendizagem do aluno surdo no contexto da inclusão
(2010-06)Ao longo dos anos vem se discutindo dentro do âmbito educacional, as vantagens e desvantagens da integração e inclusão do educando com necessidades especiais na classe comum da escola regular, tendo muitas controvérsias ... -
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
(2010)Diante de um contexto atual marcado pela necessidade do rompimento com práticas preconceituosas e excludentes surge a escola inclusiva, cujo foco primordial é o de respeito às diferenças. Em decorrência da filosofia ... -
Representações sociais, construção da identidade e educação inclusiva: um panorama da educação especial e suas implicações no contexto educacional
(2010-12-20)Este estudo objetiva realizar uma reflexão a partir de uma revisão bibliográfica em torno das representações sociais que vêm sendo construídas em relação à inclusão de pessoas que apresentam necessidades educacionais ... -
Saberes da educação especial nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana
(2010)O trabalho não apresenta resumo. -
Sala de recursos multifuncionais e o atendimento educacional especializado nas escolas do sistema municipal de ensino de Santa Maria - RS
(2010-11-24)Nos últimos anos a Educação Especial vem passando por um movimento de transição, abandonando a abordagem integrativa e adotando a abordagem inclusiva. Buscando inserir no ambiente escolar e melhorar o desempenho de alunos ... -
A sexualidade sob a ótica do jovem surdo
(2010-12-20)A presente pesquisa discute questões voltadas à sexualidade de jovens surdos com o objetivo de conhecer o entendimento que eles possuem sobre o assunto, sobretudo para as questões que se relacionam com a sua saúde sexual ... -
Surdez e escola inclusiva: aspectos pertinentes a construção das identidades surdas
(2010-10-22)O presente artigo se encontra alicerçado no campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais em Educação e busca entender a construção das identidades surdas a partir da escola inclusiva. Assim, através do paralelo entre ... -
Surdez e o desafio da inclusão
(2010)A proposta da educação inclusiva direciona a se pensar a qualidade da educação que pode ser oferecida para todos os alunos na escola regular, levando-se em consideração as dificuldades, diferenças e potencialidades de cada ... -
Surdez, identidade e cultura no contexto da Língua Brasileira de Sinais
(2011-01-10)Surdez, Identidade e Cultura no Contexto da Língua Brasileira de Sinais é o tema abordado nesta pesquisa que tem como objetivo perceber a relação existente entre identidade surda e a língua de sinais, atrelada à questão ...