Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 196-215 of 227
-
Refletindo a inclusão de alunos surdos no ensino médio
(2010-06)Esta pesquisa tem a pretensão de discutir a inclusão de alunos surdos em uma Escola Municipal de Ensino Médio do município de Gravataí. Nesse sentido, pretende problematizar sobre as adequações elencadas como necessárias ... -
Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
(2010)Buscando dar conta dos objetivos traçados para implementação da política de inclusão no Brasil, professores e demais profissionais têm recebido a oferta de cursos de formação, graduação e pós-graduação que buscam contemplar ... -
Refletindo sobre o atendimento educacional especializado em uma sala de recursos multifuncional da rede pública de ensino
(2010)O presente artigo relata a investigação e os resultados alcançados no estudo de caso sobre o que sabem sete professoras de uma escola municipal da cidade de Pelotas/RS sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ... -
A relação avaliação e prática pedagógica na perspectiva da inclusão do aluno com déficit cognitivo
(2010-12-20)O presente estudo é o resultado de uma pesquisa realizada numa escola da rede municipal do município de Teófilo Otoni, Minas Gerais, cujo objetivo fundamental foi o de encontrar respostas para a seguinte questão problema: ... -
Repensando a aprendizagem do aluno surdo no contexto da inclusão
(2010-06)Ao longo dos anos vem se discutindo dentro do âmbito educacional, as vantagens e desvantagens da integração e inclusão do educando com necessidades especiais na classe comum da escola regular, tendo muitas controvérsias ... -
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
(2010)Diante de um contexto atual marcado pela necessidade do rompimento com práticas preconceituosas e excludentes surge a escola inclusiva, cujo foco primordial é o de respeito às diferenças. Em decorrência da filosofia ... -
Representações sociais, construção da identidade e educação inclusiva: um panorama da educação especial e suas implicações no contexto educacional
(2010-12-20)Este estudo objetiva realizar uma reflexão a partir de uma revisão bibliográfica em torno das representações sociais que vêm sendo construídas em relação à inclusão de pessoas que apresentam necessidades educacionais ... -
Saberes da educação especial nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana
(2010)O trabalho não apresenta resumo. -
Sala de recursos multifuncionais e o atendimento educacional especializado nas escolas do sistema municipal de ensino de Santa Maria - RS
(2010-11-24)Nos últimos anos a Educação Especial vem passando por um movimento de transição, abandonando a abordagem integrativa e adotando a abordagem inclusiva. Buscando inserir no ambiente escolar e melhorar o desempenho de alunos ... -
A sexualidade sob a ótica do jovem surdo
(2010-12-20)A presente pesquisa discute questões voltadas à sexualidade de jovens surdos com o objetivo de conhecer o entendimento que eles possuem sobre o assunto, sobretudo para as questões que se relacionam com a sua saúde sexual ... -
Surdez e escola inclusiva: aspectos pertinentes a construção das identidades surdas
(2010-10-22)O presente artigo se encontra alicerçado no campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais em Educação e busca entender a construção das identidades surdas a partir da escola inclusiva. Assim, através do paralelo entre ... -
Surdez e o desafio da inclusão
(2010)A proposta da educação inclusiva direciona a se pensar a qualidade da educação que pode ser oferecida para todos os alunos na escola regular, levando-se em consideração as dificuldades, diferenças e potencialidades de cada ... -
Surdez, identidade e cultura no contexto da Língua Brasileira de Sinais
(2011-01-10)Surdez, Identidade e Cultura no Contexto da Língua Brasileira de Sinais é o tema abordado nesta pesquisa que tem como objetivo perceber a relação existente entre identidade surda e a língua de sinais, atrelada à questão ... -
Surdez: discussão do espaço escolar
(2010-12-20)Esse trabalho aborda a surdez no espaço escolar, teve como objetivo geral conhecer como as estruturas de ensino das escolas inclusivas atendem os alunos surdos. Por meio de método qualitativo exploratório, foi aplicada uma ... -
Surdos de Encruzilhada do Sul: a construção de uma identidade
(2010-12-20)Com a criação da classe especial para surdos, na Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, em 2003, iniciou-se uma nova fase na vida dos surdos. Este artigo se propõe a analisar as relações dos alunos surdos ... -
Tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Boa Vista/RR
(2010-12-20)Este artigo teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias Assistivas – TA como forma de se verificar se elas estão contribuído no processo de aprendizagem e de autonomia dos alunos com deficiências matriculados nas ... -
Tecnologia da informação e comunicação como apoio na educação especial
(2010)A partir de estudo bibliográfico, o presente artigo busca apresentar, além de alguns conceitos, breve histórico e outros aspectos considerados relevantes em relação ao Processo de Inclusão, Tecnologia da Comunicação e ... -
Tecnologias da informação e comunicação na educação especial (surdos)
(2010)A proposta do presente artigo é analisar alguns aspectos referentes à utilização de softwares educacionais na promoção de aprendizagem educativa para os surdos. Nesse sentido, as contribuições dadas pelas mídias educacionais ... -
As tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) como ferramenta potencializadora de habilidades para pessoas com deficiências
(2010-12-13)Atualmente a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na área da educação são temas de debates, mas quando se trata da educação de pessoas com deficiências ela se torna quase obrigatória, uma vez que muitas ... -
As tecnologias de informação e comunicação (TIC’S): autonomia e aprensizagem para as pessoas especiais
(2010-12-20)O tema das TIC’s no ensino especial é novo. Elas representam as tecnologias e instrumentos usados na comunicação e na automação de diversos segmentos da sociedade: social, econômico, educativo e pessoal. Elas estão ...