Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 62-81 of 227
-
Educação infantil - espaço de interações lúdicas e inclusão
(2010-12-20)Abordar a Educação Inclusiva na Educação Infantil pressupõe uma reflexão acerca da compreensão das diferenças individuais na diversidade humana. Podemos dizer que a relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada ... -
O ensino aprendizagem para alunos com déficit cognitivo e a formação de professores de Ciências em Rio Bonito - RJ
(2010-12-20)Com o aumento das propostas de inclusão, professores precisam enfrentar uma realidade, a da inclusão de alunos com déficit cognitivo. O presente trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a realidade dos professores ... -
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
(2010)No presente artigo, o tema é a relevância do ensino colaborativo para a educação inclusiva. O estudo teve como meta identificar e discutir quais possibilidades esse modelo de ensino proporciona para a efetivação do ... -
Ensino da geometria e o aluno com déficit cognitivo
(2010)O presente trabalho tem como objetivo investigar, por meio da observação e monitoramento das aulas, se o ensino da geometria pode, de alguma forma, contribuir no desenvolvimento dos alunos com déficit cognitivo. As ... -
O ensino da língua portuguesa para surdos
(2007-12-01)O presente estudo monográfico, intitulado "O ensino da Língua Portuguesa para Surdos", teve como objetivos avaliar a importância do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa por sujeitos surdos incluídos na 6ª série ... -
O ensino do português para surdos: tramas da escola inclusiva
(2010-06)O presente trabalho surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário do ensino do português para surdos no contexto da escola inclusiva. Para isso busquei sanar minhas inquietações pessoais com argumentações teóricas ... -
Ensino-aprendizagem do aluno surdo no ensino fundamental
(2010-11-22)A inclusão escolar a cada dia ganha mais força, novos estudos, novas pesquisas são feitas mostrando que a educação especial é viável e a inclusão escolar uma realidade. O respeito pelas diferenças é o primordial para o ... -
Entre conceitos e preconceitos, nasce uma escola inclusiva
(2010-12-20)O presente artigo analisa a prática da inclusão de crianças em uma instituição de Educação Infantil, em Santa Maria, pertencente à Rede Municipal de Ensino. Através de uma revisão bibliográfica e da análise do Plano Pedagógico ... -
Entre os caminhos da inclusão as práticas se modificam. E a avaliação como fica?
(2010)O presente trabalho tem por objetivo investigar e refletir sobre a avaliação como prática pedagógica desenvolvida em uma escola da rede pública de Pelotas. Estes aspectos são de extrema importância para uma prática inclusiva, ... -
A escola e a inclusão
(2010)O sujeito com déficit cognitivo foi percebido de diferentes maneiras no decorrer da história. Alguns eram até mesmo sacrificados ou tidos como possuídos por demônios. Com o passar do tempo à pessoa com déficit cognitivo ... -
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
(2010-12-14)O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses ... -
Escola inclusiva: uma escola, uma realidade
(2010)Esse trabalho monográfico tem como objetivo verificar como é o processo educacional dos alunos com deficiência em escola regular do município de Divinolândia de Minas. O trabalho objetiva investigar e discutir se num ... -
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga: processo para uma escola inclusiva
(2010-12-20)Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações práticas necessárias a serem desenvolvidas no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, a fim de favorecer o processo de inclusão de alunos ... -
Escola x deficiência cognitiva na busca de seus determinantes
(2008-01)Este artigo aborda a noção do déficit cognitivo dentro da escola enquanto estrutura que formata pessoas e as classifica em aptas ou inaptas para a aprendizagem. Alguns autores selecionados previamente e que deram a sua ... -
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
(2010-12-13)Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola de ensino regular, sob a perspectiva da inclusão, com o objetivo de comprovar a ... -
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
(2010-12-14)Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos surdos na rede regular de ensino com o objetivo de investigar como o aluno surdo pode ser incluído no contexto da ... -
Escolarização inclusiva: construindo uma sociedade para todos
(2010-12-14)Este artigo monográfico busca evidenciar uma educação inclusiva a fim de construir uma sociedade para todos, salientando que para tanto é preciso estudo, discussão, relatos, vivências de educadores e demais interessados ... -
As escutas dos professores sobre a inclusão escolar
(2010-12-20)A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, bem como seu acesso à educação de qualidade, tornou-se objeto de pesquisas e estudos nos últimos anos e tem suscitado em toda comunidade escolar questionamentos, ... -
Estratégias para introdução da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos
(2010-12-20)O tema e objetivo deste artigo é problematizar as práticas lingüísticas no ensino da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos. A metodologia utilizada para a elaboração do artigo é a pesquisa bibliográfica, baseada ... -
Estratégicas de ensino voltadas a prendizagem da segunda língua por surdos em uma abordagem bilingue
(2010-12-20)Na busca de se trabalhar novos conhecimentos, optamos por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo para analisar as estratégias de ensino que poderão ser utilizadas pelos professores para desenvolver o processo de ...