Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 75-94 of 227
-
Escola x deficiência cognitiva na busca de seus determinantes
(2008-01)Este artigo aborda a noção do déficit cognitivo dentro da escola enquanto estrutura que formata pessoas e as classifica em aptas ou inaptas para a aprendizagem. Alguns autores selecionados previamente e que deram a sua ... -
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
(2010-12-13)Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola de ensino regular, sob a perspectiva da inclusão, com o objetivo de comprovar a ... -
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
(2010-12-14)Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos surdos na rede regular de ensino com o objetivo de investigar como o aluno surdo pode ser incluído no contexto da ... -
Escolarização inclusiva: construindo uma sociedade para todos
(2010-12-14)Este artigo monográfico busca evidenciar uma educação inclusiva a fim de construir uma sociedade para todos, salientando que para tanto é preciso estudo, discussão, relatos, vivências de educadores e demais interessados ... -
As escutas dos professores sobre a inclusão escolar
(2010-12-20)A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, bem como seu acesso à educação de qualidade, tornou-se objeto de pesquisas e estudos nos últimos anos e tem suscitado em toda comunidade escolar questionamentos, ... -
Estratégias para introdução da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos
(2010-12-20)O tema e objetivo deste artigo é problematizar as práticas lingüísticas no ensino da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos. A metodologia utilizada para a elaboração do artigo é a pesquisa bibliográfica, baseada ... -
Estratégicas de ensino voltadas a prendizagem da segunda língua por surdos em uma abordagem bilingue
(2010-12-20)Na busca de se trabalhar novos conhecimentos, optamos por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo para analisar as estratégias de ensino que poderão ser utilizadas pelos professores para desenvolver o processo de ... -
Um estudo de caso: inclusão, professores e suas práticas pedagógicas na educação de surdos nas escolas públicas de Feira de Santana BA
(2011)Objetivando entender a real situação dos problemas que envolvem o desenvolvimento de práticas pedagógicas pelo professor em relação ao ensino aprendizagem dos alunos e em especial aos alunos surdos o trabalho de pesquisa ... -
Estudo do contexto educacional atual e proposta pedagógica da educação popular: sua relação com educandos com necessidades educacionais especiais
(2007-11)Ao analisar a conjuntura educacional vigente, observa-se que a proposta pedagógica de Educação Popular é uma alternativa para superação da educação tradicional severamente criticada na atualidade. Associada com esta nova ... -
Um estudo sobre as práticas educacionais inclusivas dos professores das séries iniciais do ensino fundamental diante do aluno com déficit cognitivo
(2010-12-20)Este artigo pretende apresentar como as instituições de ensino da Rede Municipal de Boa Vista/RR devem estar organizadas e qual a postura pedagógica do professor diante de uma turma com alunos com déficit cognitivo ... -
Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores frente aos alunos com défict cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho consiste em investigar como as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores vêem contribuindo no processo de construção do conhecimento dos alunos com déficit cognitivo que frequentam as séries iniciais ... -
A experiência de inclusão escolar de um aluno com deficiência visual
(2010-12-20)Este trabalho investigou a trajetória de um aluno com deficiência visual. Foram ouvidos professores de uma escola da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Passo Fundo que têm e tiveram a experiência de trabalhar ... -
Experiências e práticas pedagógicas com alunos surdos do ensino fundamental de Ji-Paraná
(2010-12-20)Este artigo focaliza experiências e práticas pedagógicas de inclusão de surdos em Escolas do Município de Ji-Paraná. Com esse trabalho busquei refletir sobre a Educação dos surdos em Ji-Paraná, principalmente no que se ... -
Experiências que nos atravessam: tornar-se educadora especial e assumir a profissão
(2010-12-20)Este artigo monográfico versa sobre a experiência de quem fez seu processo de formação em educação especial numa universidade pública e que, logo após, assumiu, como profissional, a função de ser professora de ... -
Família e escola: parceiras na inclusão?
(2010-12-20)Este artigo foi elaborado por meio de um estudo de campo realizado com cinco famílias com crianças deficientes matriculadas na rede municipal da cidade de Pombal/PB. A metodologia utilizada foi a Qualitativa que usou ... -
Família, escola e educação de surdos
(2010)O presente trabalho tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão a cerca das relações sociais entre família e escola, tendo em vista a escolaridade da criança surda. Foram abordadas questões e conceitos sobre ... -
A formação continuada de professores e a sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino - aprendizagem inclusivo
(2010-12-20)O presente artigo monográfico tem como foco a formação continuada de professores e sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino-aprendizagem inclusivo. Para tanto, utilizou-se como ... -
A formação continuada dos professores do ensino fundamental no município de Passo Fundo - RS, para o trabalho pedagógico - da exclusão à inclusão escolar
(2010-12-20)O presente artigo monográfico discorre sobre as trajetórias pelas quais a Educação Especial tem percorrido na busca pela efetivação da inclusão de alunos deficientes em classes regulares de ensino. Partindo dos primeiros ... -
Formação continuada e a prática educativa inclusiva
(2010-12-13)Este artigo monográfico parte do pressuposto de que a Educação é uma das molas mestras através das quais se constitui e se mantém a sociedade, então precisa-se reconhecer que é necessário uma formação de professores que ... -
Formação de professor na perspectiva da escola inclusiva
(2010-12-20)O movimento de inclusão escolar vem ainda acompanhado de dúvidas e questionamento exigindo não somente apoio e orientação de especialistas, mas principalmente uma reflexão do lugar da escola no desenvolvimento de ...