Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 82-101 of 227
-
Um estudo de caso: inclusão, professores e suas práticas pedagógicas na educação de surdos nas escolas públicas de Feira de Santana BA
(2011)Objetivando entender a real situação dos problemas que envolvem o desenvolvimento de práticas pedagógicas pelo professor em relação ao ensino aprendizagem dos alunos e em especial aos alunos surdos o trabalho de pesquisa ... -
Estudo do contexto educacional atual e proposta pedagógica da educação popular: sua relação com educandos com necessidades educacionais especiais
(2007-11)Ao analisar a conjuntura educacional vigente, observa-se que a proposta pedagógica de Educação Popular é uma alternativa para superação da educação tradicional severamente criticada na atualidade. Associada com esta nova ... -
Um estudo sobre as práticas educacionais inclusivas dos professores das séries iniciais do ensino fundamental diante do aluno com déficit cognitivo
(2010-12-20)Este artigo pretende apresentar como as instituições de ensino da Rede Municipal de Boa Vista/RR devem estar organizadas e qual a postura pedagógica do professor diante de uma turma com alunos com déficit cognitivo ... -
Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores frente aos alunos com défict cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho consiste em investigar como as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores vêem contribuindo no processo de construção do conhecimento dos alunos com déficit cognitivo que frequentam as séries iniciais ... -
A experiência de inclusão escolar de um aluno com deficiência visual
(2010-12-20)Este trabalho investigou a trajetória de um aluno com deficiência visual. Foram ouvidos professores de uma escola da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Passo Fundo que têm e tiveram a experiência de trabalhar ... -
Experiências e práticas pedagógicas com alunos surdos do ensino fundamental de Ji-Paraná
(2010-12-20)Este artigo focaliza experiências e práticas pedagógicas de inclusão de surdos em Escolas do Município de Ji-Paraná. Com esse trabalho busquei refletir sobre a Educação dos surdos em Ji-Paraná, principalmente no que se ... -
Experiências que nos atravessam: tornar-se educadora especial e assumir a profissão
(2010-12-20)Este artigo monográfico versa sobre a experiência de quem fez seu processo de formação em educação especial numa universidade pública e que, logo após, assumiu, como profissional, a função de ser professora de ... -
Família e escola: parceiras na inclusão?
(2010-12-20)Este artigo foi elaborado por meio de um estudo de campo realizado com cinco famílias com crianças deficientes matriculadas na rede municipal da cidade de Pombal/PB. A metodologia utilizada foi a Qualitativa que usou ... -
Família, escola e educação de surdos
(2010)O presente trabalho tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão a cerca das relações sociais entre família e escola, tendo em vista a escolaridade da criança surda. Foram abordadas questões e conceitos sobre ... -
A formação continuada de professores e a sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino - aprendizagem inclusivo
(2010-12-20)O presente artigo monográfico tem como foco a formação continuada de professores e sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino-aprendizagem inclusivo. Para tanto, utilizou-se como ... -
A formação continuada dos professores do ensino fundamental no município de Passo Fundo - RS, para o trabalho pedagógico - da exclusão à inclusão escolar
(2010-12-20)O presente artigo monográfico discorre sobre as trajetórias pelas quais a Educação Especial tem percorrido na busca pela efetivação da inclusão de alunos deficientes em classes regulares de ensino. Partindo dos primeiros ... -
Formação continuada e a prática educativa inclusiva
(2010-12-13)Este artigo monográfico parte do pressuposto de que a Educação é uma das molas mestras através das quais se constitui e se mantém a sociedade, então precisa-se reconhecer que é necessário uma formação de professores que ... -
Formação de professor na perspectiva da escola inclusiva
(2010-12-20)O movimento de inclusão escolar vem ainda acompanhado de dúvidas e questionamento exigindo não somente apoio e orientação de especialistas, mas principalmente uma reflexão do lugar da escola no desenvolvimento de ... -
Formação de professores e a escola inclusiva
(2010-12-20)Esta pesquisa visa levantar e analisar a formação de professores nas perspectivas da Escola Inclusiva e questões atuais a partir de políticas públicas inovadoras para o atendimento educacional de todos. A formação acadêmica ... -
Formação de professores e educação especial: o possível e o real
(2010-11-20)Neste trabalho de pesquisa que resultou no artigo cientifica buscou-se compreender a formação do professor na educação inclusiva de forma que a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais não seja mais uma ... -
Formação de professores em educação especial
(2010)A inclusão educacional fez com que todos os professores refletissem sobre as implicações existentes deste novo modelo de escola. No contexto escolar esta nova concepção de educação reflete no projeto político-pedagógico, ... -
A formação de professores na proposta de educação inclusiva
(2010-12)A inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino é uma realidade. E para trabalhar com a diversidade humana, é necessário que os professores sejam capacitados, profissionais conscientes, inovadores, ... -
Formação de professores para a educação inclusiva
(2010-12-20)A questão da competência docente é abordada como mediação importante no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o descompasso entre a formação do profissional e as exigências atuais. Esta realidade abre um espaço ... -
Formação de professores para educar na diversidade
(2010)O estudo teve como objetivo promover uma sensibilização dos profissionais que trabalham em classe inclusiva com alunos de necessidades especiais em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivo, autonomia, ... -
Formação de professores para escola inclusiva
(2010-12-13)Este trabalho centra-se na temática da formação de professores para uma orientação inclusiva em educação e na preparação destes para acolher crianças com necessidades educacionais especiais nas classes comuns de escolas ...