Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 156-175 of 227
-
O jogo como prática pedagógica na escola inclusiva
(2010-12-17)O artigo ressalta a importância dos jogos enquanto prática pedagógica na educação inclusiva, buscando compreender a sua contribuição em relação à aquisição de novos conhecimentos. É necessário que a escola vise educar ... -
Libras como instrumento de inclusão
(2010-12-20)O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos e avaliar os benefícios do letramento bilíngue para os mesmos, no processo de aprendizagem e inclusão social. A Língua Brasileira de ... -
A linguagem e o desenvolvimento cognitivo do aluno surdo
(2010)Este estudo tem como objetivo principal discutir o processo de aquisição da língua de sinais pelo aluno surdo e buscar subsídios para apoiar a inclusão desse aluno no ensino fundamental da rede pública estadual. Ainda visa ... -
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda
(2010)Este trabalho visa verificar a importância da Língua de Sinais na vida de um sujeito surdo pertencente à comunidade surda. Para isso pretende-se analisar os fatores sociais, educacionais e familiares que influenciaram ... -
Motivações e expectativas familiares: um estudo de caso sobre o implante coclear
(2010)Cada família tem uma expectativa quando nasce seu filho. Pais ouvintes enfrentam dificuldades ao descobrir que seu filho é surdo, estas dificuldades acontecem, muitas vezes, devido à falta de conhecimento sobre as pessoas ... -
Mudanças nas práticas educativas dos professores para a inclusão de alunos surdos na escola regular
(2010-12-20)A presente investigação teve como objetivo verificar quais são os desafios e as mudanças necessárias nas práticas educativas dos professores, da escola regular, para que seja possível pensarmos em um processo de inclusão, ... -
Um olhar sobre a educação dos surdos em classe regular de ensino
(2010-12-20)A presente pesquisa tem como objetivo problematizar como acontece a educação dos surdos nas salas regulares e as relações de saber/poder. Neste sentido busco uma compreensão do processo ensino aprendizagem a partir das ... -
O papel da família como mediadora no desenvolvimento e inclusão social do filho com deficiência
(2010)Pensar na pessoa com deficiência é descobrir um novo “olhar” e perspectiva para a vida. O presente artigo destina-se a abordar a problemática vivida pela família diante de um filho com deficiência. Optou-se, portanto, em ... -
Para (re)pensar a diferença: adaptações necessárias para a inclusão de alunos surdos
(2010-10-22)O presente artigo tem como objetivo discutir a educação de surdos na perspectiva inclusiva, analisando e problematizando as adaptações necessárias no âmbito da inclusão de alunos surdos, a saber, em que sentido as diferenças ... -
Perfil da avaliação da educação surda na escola regular com proposta bilíngüe em Pombal – PB
(2010-12-20)A Educação Escolarizada dos Surdos remonta cerca de seis séculos, com os pressupostos oralistas, precedidos dos discursos Imagéticos, concretizando-se na contemporaneidade com a Simiótica Visual sublinhando a significação ... -
A perspectiva da inclusão na educação física escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental
(2010-12-20)Para muitos, aulas de Educação Física são fonte de prazer e alegria, sempre bem esperadas dentro do ambiente escolar. A partir dessa característica, a Educação Física pode contribuir com o processo de inclusão de crianças ... -
Pessoas com déficit cognitivo e o mercado de trabalho
(2007-12-01)Esta pesquisa busca observar como as pessoas com déficit cógnito percebem suas condições no processo de entrada no mercado de trabalho. O processo histórico de segregação pelo qual as pessoas com deficiência enfrentam ... -
Política de formação de professores na educação inclusiva
(2010)O presente artigo propõe fazer uma reflexão sobre a atuação dos professores na educação inclusiva, e também, contempla questões sobre a escola inclusiva na diversidade, seus enfoques teóricos e legais, entendendo-o como ... -
Políticas públicas para pessoas surdas no município de São Gabriel
(2010-12)Este artigo monográfico relata os avanços das últimas décadas, nas políticas públicas que o Brasil vem difundindo trazendo a ideia da pessoa surda como alguém diferente e não deficiente, bem como, as ações realizadas no ... -
Prática pedagógica para alunos com défict cognitivo
(2010-06-07)Este estudo tem por objetivo analisar os relatos de práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo em reportagens divulgadas na revista Nova Escola, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios ... -
Prática pedagógica: caminho de desenvolvimento global para o aluno com déficit cognitivo
(2010)O trabalho exposto tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a Educação Inclusiva no Brasil, bem como a pratica pedagógica dos profissionais da educação referente à temática inclusão. Partindo de uma ... -
Práticas e trajetórias de formação docente para o trabalho na educação especial
(2010-12-20)Através de pesquisa realizada nas escolas municipais com professores que atuam junto a alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais e finais do ensino fundamental no município de Governador Valadares- MG. ... -
Práticas educativas com aluno com síndrome de Down na Escola Estadual de Devinolândia de Minas
(2010-12-16)O presente trabalho apresenta reflexões acerca da Síndrome de Down e Práticas educativas com alunos que possuem tal síndrome. Através de revisão bibliográfica e com embasamento teórico objetivou-se compreender as causas, ... -
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
(2010)Este trabalho procurou analisar como os profissionais ligados à educação Especial, têm desenvolvido o trabalho pedagógico do processo de ensinoaprendizagem dos alunos com deficiência, em turmas de ensino fundamental, ... -
Práticas educativas na educação de surdos: a observação e estimulação das competências de aprendizagem no contexto das oficinas pedagógicas
(2010)Esta pesquisa tem o seu lócus nos estudos sobre as oficinas pedagógicas, como espaços de reflexão e de aprendizagem sobre a prática educativa na educação de surdos. Trata-se de um contexto educativo que visa oportunizar ...