Browsing Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD by Subject "Aprendizagem"
Now showing items 1-18 of 18
-
Escola inclusiva: uma escola, uma realidade
(2010)Esse trabalho monográfico tem como objetivo verificar como é o processo educacional dos alunos com deficiência em escola regular do município de Divinolândia de Minas. O trabalho objetiva investigar e discutir se num ... -
Entre os caminhos da inclusão as práticas se modificam. E a avaliação como fica?
(2010)O presente trabalho tem por objetivo investigar e refletir sobre a avaliação como prática pedagógica desenvolvida em uma escola da rede pública de Pelotas. Estes aspectos são de extrema importância para uma prática inclusiva, ... -
A linguagem e o desenvolvimento cognitivo do aluno surdo
(2010)Este estudo tem como objetivo principal discutir o processo de aquisição da língua de sinais pelo aluno surdo e buscar subsídios para apoiar a inclusão desse aluno no ensino fundamental da rede pública estadual. Ainda visa ... -
Tecnologia da informação e comunicação como apoio na educação especial
(2010)A partir de estudo bibliográfico, o presente artigo busca apresentar, além de alguns conceitos, breve histórico e outros aspectos considerados relevantes em relação ao Processo de Inclusão, Tecnologia da Comunicação e ... -
Aspectos da prática pedagógica relacionada à educação inclusiva nas classes regulares de ensino
(2010-06)Esta pesquisa tem como objetivo investigar sobre a inclusão do aluno com Síndrome de Down à dinâmica da sala de aula do ensino regular. O objetivo geral do artigo foi a descrever e refletir sobre as dificuldades, os ... -
Contribuições das tecnologias de informação e comunicação para práticas educativas contemporâneas
(2010-10-16)Este trabalho apresenta estudos sobre os avanços tecnológicos que marcam a sociedade contemporânea. Ao permitir aos indivíduos o acesso rápido e fácil à informação e à comunicação, a tecnologia impõe expressivas modificações ... -
A importância da hora do conto como estratégia de ensino e aprendizagem na educação especial
(2010-11-22)O presente trabalho teve como objetivo investigar como as professoras de uma Escola Especial de Ensino Fundamental do município de Capão da Canoa, utilizam a Hora do Conto com alunos com necessidades educacionais especiais. ... -
As contribuições da educação psicomotora reflexiva para as crianças com dificuldade de aprendizagem
(2007)No presente artigo, apresentam-se algumas noções que contemplam o conceito de educação psicomotora, as funções psicomotoras e o desenvolvimento infantil, descritos através dos seguintes aspectos: coordenação, esquema ... -
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva
(2010-12-20)Este artigo monográfico apresenta um estudo sobre as Tecnologias da Educação Informação e Comunicação – TIC’s, voltadas para a aprendizagem na Educação Inclusiva. O objetivo geral aqui proposto foi o de identificar e ... -
Práticas pedagógicas: contribuições de Piaget à educação de alunos com déficit cognitivo
(2010-12-20)O artigo apresenta discussões sistematizadas através da realização de pesquisa bibliográfica, cujo objetivo centrou-se em “identificar as contribuições da teoria interacionista de Piaget na perspectiva da educação ... -
Afeto e autoestima: fatores primordiais para a aprendizagem de pessoas com necessidades eduacionais especiais
(2007-12-01)Ao enfatizar a importância do afeto e da auto-estima, o artigo pretende dimensionar o significado para a pessoa com necessidades especiais de ser amada, valorizada e respeitada. Através da análise das opiniões de educadores ... -
A importância da afetividade na relação entre professor e aluno com déficit cognitivo para a aprendizagem e o processo de inclusão
(2010-12-20)Esta pesquisa discute a educação especial na perspectiva inclusiva, abordando a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos com déficit cognitivo incluídos na rede regular de ensino em Gravataí. ... -
A utilização dos blogs para auxiliar no processo de leitura e escrita de alunos com déficit cognitivo
(2010-12-20)O presente artigo trata do tema educação inclusiva e a construção do saber (leitura e escrita) de alunos com déficit cognitivo, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s). Seu objetivo principal é refletir ... -
O brincar enquanto instrumento mediador na construção do conhecimento das crianças surdas
(2010-12-20)Por meio deste estudo, pretende-se abordar sobre a importância do brincar para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor das crianças surdas, buscando subsídios para a reflexão de aspectos sócios culturais afetivos ... -
A importância da literatura infanto-juvenil nas práticas em sala de aula com alunos com déficit cognitivo
(2010-12-15)Este trabalho tem como objetivo mostrar a literatura infantil como fonte de enriquecimento, aprendizagem e de inclusão das pessoas com necessidades especiais. Sabe-se que há uma influência exercida pelo meio social sobre ... -
Libras como instrumento de inclusão
(2010-12-20)O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos e avaliar os benefícios do letramento bilíngue para os mesmos, no processo de aprendizagem e inclusão social. A Língua Brasileira de ... -
Prática pedagógica para alunos com défict cognitivo
(2010-06-07)Este estudo tem por objetivo analisar os relatos de práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo em reportagens divulgadas na revista Nova Escola, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios ... -
O desenvolvimento da aprendizagem de aluno com paralisia cerebral na APAE de Conselheiro Lafaiete - MG
(2010-06-17)Este artigo apresenta uma abordagem sobre o desenvolvimento de aluno com Paralisia Cerebral a partir do atendimento realizado em uma instituição APAE, da cidade de Conselheiro Lafaiete-MG, que atende indivíduos com ...