Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por assunto "Práticas pedagógicas"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 21
-
Práticas pedagógicas para alunos incluídos no ensino regular e a formação do professor na contemporaneidade
(2010-12-15)Este artigo monográfico trás como tema as Práticas Pedagógicas para alunos incluídos e a formação do professor na contemporaneidade. Para tanto tem como objetivo principal identificar e analisar as metodologias utilizadas ... -
Dificuldades de aprendizagem, transtornos de aprendizagem e deficiência mental: do que estamos falando?
(2007)O presente artigo buscou investigar através de um referencial teórico, conhecimentos que pudessem esclarecer a história dos problemas de aprendizagem, transtornos de aprendizagem e deficiência mental. Sendo que, os referidos ... -
Consciência fonológica em crianças de pré-escola
(2007-01-12)O presente artigo buscou investigar como se dá a consciência fonológica em crianças de pré-escola, saber qual e a proposta metodológica de alfabetização usada pelas professoras no jardim B, e se em suas propostas evidenciam ... -
Práticas pedagógicas e a inclusão escolar
(2010-12)Neste estudo, investigaram-se as práticas pedagógicas e a inclusão de alunos com déficit cognitivo, em uma escola estadual, no interior do Rio Grande do Sul, oferecidas essas para dois alunos do ensino fundamental. Estudou-se, ... -
Entre os caminhos da inclusão as práticas se modificam. E a avaliação como fica?
(2010)O presente trabalho tem por objetivo investigar e refletir sobre a avaliação como prática pedagógica desenvolvida em uma escola da rede pública de Pelotas. Estes aspectos são de extrema importância para uma prática inclusiva, ... -
Prática pedagógica: caminho de desenvolvimento global para o aluno com déficit cognitivo
(2010)O trabalho exposto tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a Educação Inclusiva no Brasil, bem como a pratica pedagógica dos profissionais da educação referente à temática inclusão. Partindo de uma ... -
A educação inclusiva na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo de Divinolândia de Minas
(2010-12-16)Este artigo monográfico tem como objetivo discutir questões da educação inclusiva na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo. Pretende-se a partir deste, compreender que a educação inclusiva é uma prática inovadora que ... -
Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
(2011-01-17)Este trabalho apresenta alguns dilemas vividos por muitos educadores frente ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular abordando a importância da preparação tanto ... -
Política de formação de professores na educação inclusiva
(2010)O presente artigo propõe fazer uma reflexão sobre a atuação dos professores na educação inclusiva, e também, contempla questões sobre a escola inclusiva na diversidade, seus enfoques teóricos e legais, entendendo-o como ... -
Aspectos da prática pedagógica relacionada à educação inclusiva nas classes regulares de ensino
(2010-06)Esta pesquisa tem como objetivo investigar sobre a inclusão do aluno com Síndrome de Down à dinâmica da sala de aula do ensino regular. O objetivo geral do artigo foi a descrever e refletir sobre as dificuldades, os ... -
Uma análise da prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva em Rio Bonito/RJ
(2010-12-15)A educação em geral, está pautada no pleno desenvolvimento do educando e em seu preparo para o exercício da cidadania. Pensando nisso, surge a necessidade de se garantir o direito de acesso e permanência em escola regular. ... -
As TICs no fazer pedagógico do professor
(2010)Esta pesquisa trata sobre a influências das Tecnologias de Comunicação e Informação no fazer pedagógico do professor, investigando como estas tecnologias podem contribuir para a Educação Especial e consequentemente, ... -
Práticas pedagógicas no processo de inclusão
(2010-11-20)Este artigo monográfico apresenta o processo de transformação da Educação Especial em diferentes momentos da história. Para a realização do estudo, optou-se por uma pesquisa bibliográfica fundamentada em teóricos que ... -
Práticas pedagógicas e inclusão educacional de alunos com déficit cognitivo nas séries finais do ensino fundamental
(2010-12-20)O presente estudo tem o propósito de fazer uma reflexão acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com déficit cognitivo incluídos nas séries finais do ensino fundamental, mais especificamente na 5ª série ... -
A inclusão dos surdos no município de São Bentinho - PB
(2010-12-20)O presente estudo teve como objetivo discutir sobre a inclusão de pessoas surdas em escolas de ensino regular, tendo como foco da pesquisa as representações de profissionais de uma escola municipal no estado da Paraíba, ... -
A relação avaliação e prática pedagógica na perspectiva da inclusão do aluno com déficit cognitivo
(2010-12-20)O presente estudo é o resultado de uma pesquisa realizada numa escola da rede municipal do município de Teófilo Otoni, Minas Gerais, cujo objetivo fundamental foi o de encontrar respostas para a seguinte questão problema: ... -
Experiências e práticas pedagógicas com alunos surdos do ensino fundamental de Ji-Paraná
(2010-12-20)Este artigo focaliza experiências e práticas pedagógicas de inclusão de surdos em Escolas do Município de Ji-Paraná. Com esse trabalho busquei refletir sobre a Educação dos surdos em Ji-Paraná, principalmente no que se ... -
Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores frente aos alunos com défict cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho consiste em investigar como as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores vêem contribuindo no processo de construção do conhecimento dos alunos com déficit cognitivo que frequentam as séries iniciais ... -
Um estudo de caso: inclusão, professores e suas práticas pedagógicas na educação de surdos nas escolas públicas de Feira de Santana BA
(2011)Objetivando entender a real situação dos problemas que envolvem o desenvolvimento de práticas pedagógicas pelo professor em relação ao ensino aprendizagem dos alunos e em especial aos alunos surdos o trabalho de pesquisa ... -
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
(2010-11-22)O presente trabalho aborda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e tem por finalidade contribuir para que os profissionais da educação possam melhor identificar os alunos que sofrem deste transtorno. ...