Busca de qualidade na prestação do serviço público: utilização do modelo de excelência em gestão pública
Abstract
Com a instituição da democracia, a partir da década de 80, a gestão pública brasileira sofreu grande transformação. Como forma de exemplificar a transformação exigida pelo usuário e pela sociedade na gestão pública, este estudo tem como objetivo demonstrar que nem todos os processos de trabalhos resultam em práticas de gestão capazes de agregar valor ao resultado final obtido pela organização. Em seu contexto, os resultados finais obtidos pela Câmara Municipal de Novo Hamburgo, em sua primeira autoavaliação, segundo o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), preconizado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), ratificaram que as poucas práticas de gestão aplicadas pelo Legislativo Municipal não são suficientes para determinar a excelência e qualidade exigidos do setor público. Chegou-se a esta conclusão devido a apuração feita pela investigação operada em campo, através do Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 250 pontos. Como observações ao longo do estudo, evidenciam-se as fragilidades dos processos de trabalhos, mesmo a câmara contando com um quadro de servidores qualificado para executar as tarefas diárias. De qualquer sorte, esta autoavaliação determinou a busca por soluções e respostas para as fragilidades apresentadas, levando a crer que o gestor público tem interesse em melhorar, competindo-lhe, então, escolher quais as práticas mais apropriadas para atender às demandas da sociedade.
Collections
- Gestão Pública - EaD [365]