Educação de surdos e os espaços escolares
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Data
2007-10-22Autor
Della Pase, Vânia Teresinha Silva
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O presente artigo focaliza a Educação de Surdos e os espaços escolares. Nesse sentido, através de uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo em duas (2) escolas municipais de Ensino Fundamental da zona urbana, busca analisar os espaços escolares onde alunos surdos estão inseridos em classe de ouvintes. Foram sujeitos da pesquisa através de questionários treze (13) professores de classes regulares que atuam com alunos surdos incluídos na 1ª, 2ª
e 8ª série em classes de ouvintes. Nas respostas obtidas constatou-se que a Língua de Sinais passa a ser coadjuvante no processo ainda estruturado numa visão ouvintista de educação, enquanto o português e o oralismo ocupam o papel principal. Devido às limitações impostas pelo sistema educacional ainda não estruturado para oferecer uma educação que promova as diferenças dos alunos surdos, eles não têm o verdadeiro acesso ao saber escolar. Por essa razão, podemos pensar que os espaços escolares mais adequados para a escolarização dos surdos são as classes e/ou escolas para surdos, onde se dará a construção da identidade e a inserção na cultura surda interagindo com seus pares.