Processos de inclusão digital: um estudo etnográfico
Abstract
A inclusão digital é processo dinâmico que, através do acesso as TICs torna possível a
apropriação do conhecimento sobre as tecnologia de informação e comunicação, para que o
indivíduo possa desenvolver e aperfeiçoar habilidades capazes de propiciar autonomia sobre
as ferramentas digitais e utilização crítica das mesmas. É imprescindível, também, que o
processo de inclusão digital possibilite o aprimoramento da interação, ou seja, atualização do
conhecimento (LÖBLER et al., 2011). Sob o ponto de vista da Administração, estudar o
processo de inclusão digital torna-se relevante ao passo que, de acordo com Fonseca e Lima
(2007), a introdução de novas tecnologias, digitais e de automação, geraram uma ruptura nos
saberes dos trabalhadores, criando uma lacuna de conhecimento, que segundo os autores é
responsável por grande número de acidentes de trabalho. No âmbito da administração pública
a importância de explorar esse tema está centrada na necessidade de avaliação das políticas
públicas voltadas a inclusão digital. No que se refere a pesquisas sobre o tema inclusão
digital, os estudos de Notten et al. (2008) e de Löbler et al. (2011) apontaram uma lacuna, o
processo de inclusão digital sob a ótica do individuo que constrói o aprendizado. Nesse
sentido, a questão central de pesquisa do presente estudo é: Como acontece o processo de
inclusão digital? Com o intuito de auxiliar a busca pela resposta, foram construídos os
seguintes objetivos específicos: (i) Descrever o processo de aprendizagem sobre as TICs; (ii)
Identificar fatores que implicam no processo de inclusão digital, e; (iii) Verificar o efeitos
individuais do processo de inclusão digital. O método a ser utilizado nesse trabalho pertence
ao paradigma interpretativista. Trata-se de uma etnografia, que se justifica porque o processo
de inclusão digital, na dimensão de construção do conhecimento, é um fenômeno que não
pode ser captado em sua essência, pelo pesquisador, através de técnicas quantitativas, a única
maneira de entendê-lo é a observação em sua realidade (CAVEDON, 2008). Foram utilizadas
como técnica de coleta de dados a observação participante, entrevistas semiestruturadas e
fotografias digitais. Como contribuições esta dissertação descreve como ocorre a apropriação
de conhecimento sobre as TICs, aprendizagem, expõe os fatores que influenciam a inclusão
digital e os resultados desse processo. Foi possível também verificar que muitos
comportamentos se repetiam, como as dificuldades, a ansiedade, as facilidades, entre outros.
Por meio das observações, evidenciei como resultado do processo de inclusão digital, a
inclusão social. A esse respeito, os autores Çilan et al. (2009), Griebler, Rokoski e Dalri
(2010) e Ferro et al. (2011) compreendem a inclusão digital de indivíduos a margem do
processo de desenvolvimento social como uma ferramenta cujo principal objetivo é a inclusão
social. Por isso, a mim os resultados permitem julgar que os projetos de inclusão digital
etnografados foram uma ferramenta efetiva ao atingirem o objetivo de incluir socialmente os
educandos, agora incluídos digitais e sociais.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Auditoria de repositórios arquivísticos digitais confiáveis: uma análise das normas ISO 14721 e ISO 16363
Santos, Henrique Machado dos (2018-03-05)Este estudo tem por objetivo contextualizar e discutir a aplicabilidade das normas OAIS – ISO 14721:2012 e ACTDR – ISO 16363:2012 no âmbito dos repositórios arquivísticos digitais confiáveis. Para isto, analisa-se inicialmente ... -
Repositório arquivístico digital confiável para o patrimônio documental oriundo do processo judicial eletrônico
Rodrigues, Mateus de Moura (2015-02-27)O presente trabalho apresenta uma abordagem acerca da preservação de documentos arquivísticos digitais oriundos da atividade fim das instituições de assessoria jurídica, ou seja, dossiês digitais relativos a processos ... -
Auto(trans)formação do pedagogo na cultura de convergência digital: novos processos a partir da epistemologia dialógico-afetiva
Favarin, Edenise do Amaral (2015-11-05)Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tem como temática central a auto(trans)formação do pedagogo na cultura ...