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Triagem fonoaudiológica: caracterização dos usuários com suspeita de deficiência auditiva
(2004-02)Esta pesquisa foi realizada através da análise retrospectiva junto aos arquivos do Setor de Triagem Fonoaudiológica do SAF-UFSM, do período de 1995 a 2000. O objetivo deste estudo foi caracterizar os indivíduos que procuraram ... -
Doença de Parkinson: manifestações fonoaudiológicas
(2004-07)A Doença de Parkinson é neurodegenerativa e atinge cerca de 4 milhões de pessoas no mundo. Sua tríade sintomática principal inclui o tremor, a rigidez e a bradicinesia mas podem ser encontradas outras manifestações associadas. ... -
Sucção nutritiva natural e artificial e sucção não-nutritiva em indivíduos portadores de alterações no sistema estomatognático
(2004-11)O objetivo desta pesquisa foi verificar a ocorrência e a duração da sucção nutritiva natural, da sucção artificial e da sucção não-nutritiva em indivíduos portadores de alterações do Sistema Estomatognático, relacionando-as ... -
Alcoolismo: efeitos no aparelho vestíbulo-coclear
(2004-12)O uso de substâncias tóxicas pode ocasionar danos em todo o organismo, inclusive no sistema auditivo e vestibular, influenciando na qualidade de vida do indivíduo. Este estudo teve como objetivo verificar as influências ... -
Hiperacusia: considerações teóricas
(2004-12)O desconforto para sons do cotidiano é denominado hiperacusia. Define-se esta alteração como uma reação anormal da via auditiva para os sons externos, geralmente os de moderada ou fraca intensidade, porém não excluindo ... -
Avaliação audiológica básica em alcoólicos
(2004-12)Sabe-se que o uso de drogas, tanto com finalidade terapêutica, como exposição a substâncias químicas e tóxicas pode causar perda parcial ou total da função coclear e/ou vestibular. Dentre estas substâncias exógenas está ... -
Audição em alcoólicos: um estudo longitudinal
(2005-01)Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo longitudinal da audição periférica e central de um grupo de indivíduos adultos e idosos usuários de bebidas alcoólicas. A avaliação audiológica básica foi composta por ... -
Zumbido: considerações teóricas
(2005-01)Apesar de recentes avanços científicos, o zumbido é um sintoma envolto de inúmeras incógnitas e permanece sendo um dos desafios da otorrinolaringologia. O objetivo deste trabalho foi analisar o referencial bibliográfico ... -
Limiares de reconhecimento de sentenças, em campo livre, na presença de ruído incidente de diferentes ângulos, em indivíduos normo-ouvintes
(2005-01-31)O ruído ambiental pode interfere de diferentes formas no reconhecimento da fala, dependendo da direção de sua incidência. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido com o propósito de determinar e comparar os limiares ... -
Reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído de indivíduos jovens adultos normo-ouvintes em campo livre
(2005-01-31)Atualmente, testes que utilizam sentenças como estímulo na presença de ruído têm sido amplamente aplicados em pesquisas na área da Audiologia, pois evidenciam a real habilidade auditiva do paciente em situações de ... -
Habilidades de discriminação auditiva em crianças com desvios fonológicos evolutivos
(2005-02-01)Esta pesquisa investigou a habilidade de discriminação auditiva em 41 crianças com DFE, sendo 16 do sexo feminino e 25 do sexo masculino, com idades compreendidas entre 4 anos e 8 anos e 2 meses, que recebiam ou haviam ... -
A generalização obtida a partir do tratamento com os róticos em dois modelos de terapia fonoaudiológica para crianças com desvio fonológico
(2005-02-02)Sabe-se que a meta principal de qualquer terapia fonológica é que ocorra generalização, já que a mesma permite que um som trabalhado seja usado corretamente em outros contextos ou ambientes não treinados, diminuindo, ... -
Habilidades em consciência fonológica nos diferentes graus de severidade dos desvios fonológicos evolutivos
(2005-02-03)O objetivo da presente pesquisa foi verificar a relação entre as habilidades em consciência fonológica e o grau de severidade dos desvios fonológicos evolutivos, considerando-se o Percentual de Consoantes Corretas (PCC), ... -
Som fricativo sonoro /Z/: modificações vocais
(2005-03)O objetivo deste trabalho, foi verificar as modificações vocais ocorridas após a utilização da técnica de reabilitação vocal com emissão do som de apoio fricativo sonoro IZ/, em dez mulheres adultas sem queixa e alterações ... -
Tratamento com trainer pré-ortodôntico associado à terapia miofuncional em paciente com respiração oral e má oclusão: relato de caso
(2005-03)Este trabalho teve por objetivo relatar o caso de uma paciente de oito anos de idade com diagnóstico de respiração oral e má oclusão dental, pré e pós-tratamento com Trainer Pré-Ortodôntico associado à Terapia Miofuncional. ... -
Efeito da terapia miofuncional rápida (oito sessões) em sujeitos com respiração oral
(2005-08-04)Sabe-se que pacientes respiradores orais geralmente são acometidos por inúmeras alterações no sistema estomatognatico que envolvem funções, como a de deglutição, mastigação, sucção, fonoarticulação, além da função ... -
Zonas mortas na cóclea: considerações teóricas
(2005-12)A via auditiva, com funcionamento normal, permite ao ser humano usufruir, de maneira extremamente ampla, de diferentes situações do dia-a-dia em que há a necessidade de uma boa comunicação oral. Se um indivíduo é portador ... -
Perfil dos pacientes atendidos no laboratório de próteses auditivas no segundo semestre de 2003
(2005-12-09)Neste estudo foram analisados 37 pacientes participantes do Convênio formado entre a Secretaria de Saúde do estado do Rio Grande do Sul com a UFSM, para a concessão de próteses auditivas ambulatoriais para usuários do ... -
Particularidades da técnica fonoterapêutica de sons hiperagudos
(2005-12-09)Tema: o som hiperagudo consiste em realizar uma série de exercícios, no registro elevado de falsete, promovendo um estiramento adicional das pregas vocais. Embora seja utilizado como técnica de tratamento de voz, existem ... -
Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva
(2006)A leitura é a via de acesso para uma grande variedade de informações. A incapacidade de aprender a ler nos primeiros anos escolares mantém a criança afastada do progresso educacional em outras áreas do currículo escolar. ...