Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorPereira, Silvia
dc.date.accessioned2014-09-16T13:38:07Z
dc.date.available2014-09-16T13:38:07Z
dc.date.issued2007-02-09
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/466
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe work has as objective researches which the referring contents to the valorization of the partner-historical-cultural patrimony of Mata are worked at the schools, with the objective of to know that the students that conclude the fundamental teaching know about the same, and that everything comes back to the municipal district as valorization of the same ones for the patrimony here existent. The methodology used for that research had qualitative approach, with characteristics of case study. For so much, after the construction of a referential theory on the importance of the cultural patrimony in the life of a people, a research was accomplished in the political-pedagogic project (PPP) of the schools, using a questionnaire with the students of the 4th series of the fundamental teaching, and the students of the lº year of the medium teaching, as well as with teachers of three (3) Municipal Schools. We also accomplished an interview with a ex-mayor, of the year of 1980, time in that an agreement was signed between the Municipal City hall and UFSM, seeking to verify the benefits that the same brought to the people matense. It is confirmed, after the data analyzed that in term of developed contents it is a lot to want, mainly for lack of preparation of the professionals that act in the municipal district; is due that to the fact that professionals that don't reside in the same act.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectValorização culturalpor
dc.subjectEscolapor
dc.titleA valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural na gestão das escolas do município de Matapor
dc.title.alternativeThe valorization of the partner-hitórico-cultural patrimony in the administration of the schools of the municipal district of Mataeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO Presente trabalho tem como objetivo pesquisar quais os conteúdos referentes à valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural de Mata são trabalhados nas escolas, com o objetivo de saber o que os alunos que concluem o Ensino Fundamental sabem sobre o mesmo, e que tudo retorne ao município como valorização dos mesmos pelo patrimônio aqui existente. A metodologia utilizada para essa pesquisa teve abordagem qualitativa, com características de estudo de caso. Para tanto, após a construção de um referencial teórico sobre a importância do patrimônio cultural na vida de um povo, foi realizada uma pesquisa no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas, utilizando um questionário com os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, e os alunos do lº ano do Ensino Médio, assim como com professores de três (3) Escolas Municipais. Também realizamos uma entrevista com um ex-prefeito, do ano de 1980, época em que foi assinado um convênio entre a Prefeitura Municipal e a UFSM, visando constatar os benefícios que o mesmo trouxe ao povo matense. Confirma-se, após os dados analisados que em termo de conteúdos desenvolvidos fica muito a desejar, principalmente por falta de preparo dos profissionais que atuam no município; deve-se isso ao fato de que atuam profissionais que não residem no mesmo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples