Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Recent Submissions

  • Reprovação escolar 

    Rosa, Magdalena Castro da (2005-03-16)
    A reprovação escolar é um fenômeno que vem preocupando a todos aqueles que, de um modo ou de outro, interessam-se por uma educação de qualidade. E o que significa educação de qualidade? É aquela que prepara o cidadão ...
  • Ressignificando a auto-Imagem e/ou auto-estima e o autoconceito de crianças pré-escolar (educação infantil) 

    Rosa, Gícelda Maria Fernandes Jaime (2005-03-15)
    A presente pesquisa qualitativa busca desenvolver a importância da auto-imagem e /ou da auto-estima e do autoconceito das crianças que fazem parte da Pré-Escola (Educação Infantil). Em outras épocas, e durante muito tempo, ...
  • Um novo olhar sobre a educação inclusiva 

    Rossato, Miria Inês Pigatto (2005-03-16)
    O presente trabalho busca uma reflexão acerca da formação dos professores para trabalharem com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para a realização do estudo, foi constituído um referencial ...
  • O papel do lúdico na educação infantil 

    Silveira, Elisiane Oliveira (2005-03-15)
    O estudo e pesquisa, referentes ao tema proposto, realizei no ano de 2004 constituindo-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada na literatura de autores como Piaget (1998), Vygotsky (1989), Dinello (1989 e 2004), entre ...
  • A interdisciplinaridade no contexto escolar: desafios, obstáculos e possibilidades 

    Silva, Lucélia Brum da (2005-06-22)
    Neste trabalho, abordo a questão da Interdisciplinaridade principalmente no que tange os desafios e obstáculos inerentes a sua prática. Para tanto, busco nas produções teóricas definições sobre o referido tema na tentativa ...
  • O papel do supervisor no contexto escolar 

    Machado, Sheila Rodrigues (2005-05-23)
    Tendo em vista as transformações requeridas pela LDB/96, direcionada para uma gestão democrática, o presente trabalho se propõe a analisar o papel do Supervisor no contexto escolar, relacionando seu desempenho aos ...
  • Interdiscipllnaridade: dificuldades e perspectivas (Uma reflexão sobre a questão interdisciplinar na escola) 

    Marques, Teresinha Roselis Menezes (2005-10)
    Decorre, este trabalho, de pesquisas bibliográficas sobre o tema: Interdisciplinaridade - dificuldades e perspectivas. Ao tecer os fios teóricos de referência sobre o assunto, aludo, sinteticamente, sobre a evolução ...
  • Educação, meio ambiente e cidadania 

    Miletto, Milene Ferreira (2005-03-14)
    Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre Educação Ambiental, que analisa as práticas e as concepções de professores, alunos, diretora, pais e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Medeiros, ...
  • Evasão escolar: uma questão que preocupa 

    Medeiros, Denise Rosa (2005-03-21)
    Este trabalho analisa a evasão escolar no sistema Educacional de Caçapava do Sul em uma escola da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª à 8ª séries. Versará sobre a importância de um ensino ...
  • Alfabetização e sua relação com a educação infantil 

    Matos, Vanussa Carvalho de (2005-06-01)
    O trabalho enfatiza três assuntos de muita importância na vida de um ser humano em desenvolvimento: a educação, a educação infantil e a alfabetização. Dentro desses itens, faz-se uma relação entre a alfabetização e a ...
  • Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental 

    Medeiros, Rita Marlice Madrid (2005-03-17)
    Este trabalho trata do problema da reprovação escolar nas escolas públicas brasileiras, com base em dados estatísticos veiculados na TV e na imprensa. O nosso foco de pesquisa ficou restrito a uma escola pública pertencente ...
  • Dificuldade de aprendizagem: ação da sala de recursos de aprendizagem 

    Morais, Maria Eni Moreira de (2004-12-20)
    Esta pesquisa tematiza a dificuldade de aprendizagem e os efeitos nela produzida a partir das atividades realizadas pela Sala de Recursos de Aprendizagem. É resultante da minha vontade de conhecer mais acerca de como a ...
  • Contribuição da literatura infantil no trabalho com crianças da educação infantil 

    Machado, Elenir Bitencourt (2005-03-15)
    Partindo da necessidade de fazer com que as crianças da Educação Infantil tenham uma visão mais ampla de tudo que as rodeiam, e tornando-as mais observadoras e curiosas frente à realidade em que vivem e atuam, neste ...
  • O conhecimento popular sobre o papel curador das plantas e suas possibilidades para a educação e a escola 

    Silveira, Iris Maria Müller (2005-03-14)
    Este trabalho consiste em mostrar que as plantas têm uma íntima relação com a vida do planeta. Na infância ainda descobri o privilégio da amizade com as ervas. A saúde é uma dádiva preciosa ao alcance de todos e é preciso ...
  • Construção de lideranças a partir da formação política 

    Macedo, Maria Tereza Carneiro de (2005-03)
    Trata o presente trabalho monográfico do tema construção de lideranças a partir da formação política, no qual é feita uma retomada histórica, especialmente, a que se refere ao período dos anos da ditadura militar e ...
  • Repensando a formação continuada de professores alfabetizadores 

    Santos, Eliane Aparecida Galvão dos (2004)
    Este estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa- dia em sala de ...
  • Ludicidade e aprendizagem: ação para a alegria de aprender 

    Santos, Márcia Cilene Medeiros dos (2005-03-16)
    No presente estudo abordo a importância do lúdico no ensino fundamental uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído. O tema ...
  • O projeto político-pedagógico como variável da aprendizagem 

    Marques, Marileni Alverina Rosa (2004-12-20)
    Este trabalho tem por objetivo apresentar dados relevantes para a elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico como variável da aprendizagem. Instrumento este que tem sido, nos últimos anos, objeto de estudos e ...
  • Educação inclusiva e Instituto Estadual Tiaraju: uma discussão necessária 

    Peripolli, Luciane Felin (2005-03-17)
    A presente pesquisa, resultado de um trabalho para o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional da Universidade Federal de Santa Maria, realizado em 2005, é um estudo de caso de cunho qualitativo, sobre as ...
  • Inclusão de um aluno especial na escola regular 

    Perceval, Ilma Nunes (2005-03-17)
    Este estudo teve como finalidade, investigar quais as causas e preconceitos apresentados pela comunidade escolar,que dificultam o aluno com Necessidades Educacionais Especiais (Paralisia Cerebral) serem incluídos no ...

View more


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.