Objetos digitais como ferramentas de sensibilização ambiental
Resumo
Apesar da relevância da Educação Ambiental (EA) na educação formal, ela ainda se encontra fragilizada em sua prática pedagógica, e muito contingente no uso das tecnologias. O uso de tecnologias pode trazer inúmeras contribuições para a educação, como a autonomia do aluno no processo de aprendizado bem como a sua inclusão digital. Os objetos digitais, como visualização de vídeos, cálculo da pegada ecológica e construção de novos vídeos, propõem o uso de atividades de sensibilização ambiental por meio do uso da tecnologia com atividades práticas virtuais, abordando temas relacionados com a questão ambiental, sustentabilidade, moda, consumismo e resíduos sólidos. Neste sentido, este estudo propõe avaliar a contribuição dos objetos digitais como ferramentas de sensibilização ambiental no ensino da Educação Ambiental, envolvendo alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus, no município de Arroio do Tigre. Partindo de um pressuposto local, porém não deixando de considerar o ambiente em seus múltiplos aspectos, com uma visão ampla de alcance regional e global, foi aplicado o cálculo da pegada ecológica, um questionário avaliativo, e incentivado a criação de vídeos de educação ambiental, pelos alunos, para serem espalhados virtualmente nas redes sociais e no Youtube. A pesquisa e análise dos dados se desenvolveram de forma qualitativa e descritiva, houve uma interação sobre o assunto com pessoas de diferentes lugares e constatou-se que é imprescindível e necessário o uso dos meios tecnológicos para desenvolvimento de atividades de conscientização e Educação Ambiental. Os objetos de aprendizagem digitais potencializaram o ensino da Educação Ambiental e buscaram cada vez mais despertar a consciência ambiental responsável nos educandos.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]