dc.contributor.advisor | Pasquali, Ísis Samara Ruschel | |
dc.creator | Fiuza, Deise Quiele Rauber | |
dc.date.accessioned | 2014-09-22T14:49:09Z | |
dc.date.available | 2014-09-22T14:49:09Z | |
dc.date.issued | 2013-12-20 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/494 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Despite the relevance of Environmental Education (EE) in formal education, it is still fragile in its pedagogical practice, and contingent on the use of technology. The use of technology can bring a lot of contribution to the education, like the student autonomy during the learning process as well as his/her digital inclusion. The digital objects, such as video viewing, calculation of the ecological footprint and construction of new videos, propose the use of environmental awareness activities through the use of technology with practical virtual activities, addressing issues related to the environmental question, sustainability, trend, consumerism and solid waste. Therefore, this study aims to evaluate the contribution of digital objects as environmental awareness tools in the teaching of environmental education, involving students in the final years of elementary school at Colégio Sagrado Coração de Jesus, in Arroio do Tigre. Starting from a local premise, but not without consider the environment in its multiple aspects, with an open view of regional and global reach, it was applied the ecological footprint calculation and an evaluation questionnaire, encouraging the creation of environmental education videos by students to be virtually broaden in social networks and YouTube. The research and analysis of data were developed in qualitative and descriptive way; there was an interaction about the subject with people from different places and it was found that it is indispensable and necessary the use of technological ways to develop activities of awareness and Environmental Education. The digital learning objects potentiated the teaching of Environmental Education and increasingly sought to awake the environmental conscience responsible in the learners. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Objetos digitais | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Pegada ecológica | por |
dc.title | Objetos digitais como ferramentas de sensibilização ambiental | por |
dc.title.alternative | Digital objects as environmental awareness tools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Apesar da relevância da Educação Ambiental (EA) na educação formal, ela ainda se encontra fragilizada em sua prática pedagógica, e muito contingente no uso das tecnologias. O uso de tecnologias pode trazer inúmeras contribuições para a educação, como a autonomia do aluno no processo de aprendizado bem como a sua inclusão digital. Os objetos digitais, como visualização de vídeos, cálculo da pegada ecológica e construção de novos vídeos, propõem o uso de atividades de sensibilização ambiental por meio do uso da tecnologia com atividades práticas virtuais, abordando temas relacionados com a questão ambiental, sustentabilidade, moda, consumismo e resíduos sólidos. Neste sentido, este estudo propõe avaliar a contribuição dos objetos digitais como ferramentas de sensibilização ambiental no ensino da Educação Ambiental, envolvendo alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus, no município de Arroio do Tigre. Partindo de um pressuposto local, porém não deixando de considerar o ambiente em seus múltiplos aspectos, com uma visão ampla de alcance regional e global, foi aplicado o cálculo da pegada ecológica, um questionário avaliativo, e incentivado a criação de vídeos de educação ambiental, pelos alunos, para serem espalhados virtualmente nas redes sociais e no Youtube. A pesquisa e análise dos dados se desenvolveram de forma qualitativa e descritiva, houve uma interação sobre o assunto com pessoas de diferentes lugares e constatou-se que é imprescindível e necessário o uso dos meios tecnológicos para desenvolvimento de atividades de conscientização e Educação Ambiental. Os objetos de aprendizagem digitais potencializaram o ensino da Educação Ambiental e buscaram cada vez mais despertar a consciência ambiental responsável nos educandos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |