As tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem
Abstract
Este trabalho baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação trazem ao processo de ensino-aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais, as metodologias até os modelos conceituais do ensino no cotidiano escolar. Como então utilizar as tecnologias da informação e comunicação para melhorar o processo ensino-aprendizagem? Quais as estratégias necessárias para oferecimento pleno de atividades pedagógicas mediadas pelos recursos tecnológicos da informação e da comunicação? O objetivo é investigar e apresentar a utilização das novas tecnologias e suas ferramentas como uma das alternativas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem facilitando a troca de conhecimentos entre o professor e o aluno. Para tanto, será aplicada a abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e observação. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico. Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Essas mudanças sociais exigem grandes transformações na educação que consequentemente, está ligada diretamente aos educadores, uma das prioridades nesse processo é a capacitação profissional dos docentes, não basta apenas à presença dos recursos tecnológicos na sala de aula, esta deve servir para enriquecer o ambiente educacional, onde o aluno sinta prazer em vir à escola e de aprender, por isso educadores precisam estar preparados para que haja melhoria neste processo.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1003]