Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDrabach, Nadia Pedrotti
dc.creatorKoch, Marlene Zimmermann
dc.date.accessioned2014-09-24T11:48:19Z
dc.date.available2014-09-24T11:48:19Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/498
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work is based on the perception that the development of information and communication technologies bring to the teaching- learning process a significant number of changes since the material supports the methodologies to the conceptual models of teaching in the school routine . How then use the information and communication technologies to improve the teaching -learning process ? What are needed for full offering of educational activities mediated by technological resources of information and communication strategies? The objective is to investigate and present the use of new technologies and tools as an alternative to improve the process of teaching and learning by facilitating the exchange of knowledge between teacher and student . Therefore, the qualitative approach will be applied through bibliographic research and observation . The school 's role is to provide access to the world of new generations of systematized knowledge , knowledge methodical, scientific. She needs to organize processes , find appropriate ways for this purpose . These social changes require major changes in education therefore is linked directly to educators , one of the priorities in this process is the professional training of teachers , not just simply the presence of technological resources in the classroom , this should serve to enrich the educational environment where students feel happy to come to school and learn, so teachers need to be prepared for there to be improvement in this process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecursos tecnológicospor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.titleAs tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagempor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação trazem ao processo de ensino-aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais, as metodologias até os modelos conceituais do ensino no cotidiano escolar. Como então utilizar as tecnologias da informação e comunicação para melhorar o processo ensino-aprendizagem? Quais as estratégias necessárias para oferecimento pleno de atividades pedagógicas mediadas pelos recursos tecnológicos da informação e da comunicação? O objetivo é investigar e apresentar a utilização das novas tecnologias e suas ferramentas como uma das alternativas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem facilitando a troca de conhecimentos entre o professor e o aluno. Para tanto, será aplicada a abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e observação. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico. Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Essas mudanças sociais exigem grandes transformações na educação que consequentemente, está ligada diretamente aos educadores, uma das prioridades nesse processo é a capacitação profissional dos docentes, não basta apenas à presença dos recursos tecnológicos na sala de aula, esta deve servir para enriquecer o ambiente educacional, onde o aluno sinta prazer em vir à escola e de aprender, por isso educadores precisam estar preparados para que haja melhoria neste processo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples