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dc.contributor.advisorSchwaab, Silvia Guareschi
dc.creatorNeuls, Débora Luiza
dc.date.accessioned2014-09-24T11:57:07Z
dc.date.available2014-09-24T11:57:07Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/499
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Eduacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractNowadays is necessary to develop a program of environmental education in public schools in order to develop a culture of sustainability , from the strengthening of sustainable habits and behaviors in school, family and community. It is for the management of the school to identify and promote sustainable attitudes and collectively , and individually , to act consistently with them . The teaching of sustainability should start with projects that emphasize critical thinking , problem solving , decision making , cooperatives , leadership and communication skills . The aim of this work is that the school develops a democratic and participatory management , reorganizing the curriculum in order to provide comprehensive education. A case study was conducted at a High School for stimulating change in practice among the school community promoting the improvement of sustainability indicators in school . The work was carried out through fieldwork interviews with students and staff management , planning activities that addressed points linked to sustainability and practices for improving school environment actions . At the end of the work it was realized that there was the development of collective management with exposure and transparency of goals , establish partnerships to meet the needs of the school , whereas the partnership is with great teachers and staff , the establishment of a culture of community participation , helping to eliminate the fear of manifestation . The decisions made , as well as monitoring and organization of rules made in meetings of faculty, staff and students .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectAtitudepor
dc.subjectGestãopor
dc.titleEscolas sustentáveispor
dc.title.alternativeSustainable schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Eduacional, EaDpor
dc.description.resumoNos dias de hoje é necessário o desenvolvimento de um programa de educação ambiental nas escolas públicas com o objetivo de desenvolver uma cultura de sustentabilidade, a partir do fortalecimento de hábitos e comportamentos sustentáveis na escola, na família e na comunidade. Cabe ao gestor da escola identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com elas. O ensino da sustentabilidade deve começar com projetos que enfatizem pensamento crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisões, o cooperativismo, liderança e a capacidade de comunicação. O que se pretende com este trabalho é que na escola se desenvolva uma gestão democrática e participativa, reorganizando o currículo na perspectiva da educação integral. Foi realizado um estudo de caso em uma Escola de Ensino Médio para estimular a mudança de prática entre a comunidade escolar promovendo a melhoria dos indicadores de sustentabilidade na escola. O trabalho foi realizado através da pesquisa de campo com entrevistas aos alunos e equipe gestora, planejamento de atividades que contemplassem pontos ligados a sustentabilidade e ações práticas para melhoria do ambiente escolar. Ao finalizar o trabalho foi percebido que houve o desenvolvimento da gestão coletiva com exposição e transparência das metas, realização de parcerias para atender as necessidades da escola, considerando que a grande parceria é com professores e funcionários, a implantação de uma cultura de participação comunitária, colaborando para eliminar o medo da manifestação. As decisões tomadas, bem como o acompanhamento e organização das regras tomadas em reuniões de professores, funcionários e alunos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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