dc.contributor.advisor | Schwaab, Silvia Guareschi | |
dc.creator | Neuls, Débora Luiza | |
dc.date.accessioned | 2014-09-24T11:57:07Z | |
dc.date.available | 2014-09-24T11:57:07Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/499 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Eduacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Nowadays is necessary to develop a program of environmental education in public
schools in order to develop a culture of sustainability , from the strengthening of
sustainable habits and behaviors in school, family and community. It is for the
management of the school to identify and promote sustainable attitudes and
collectively , and individually , to act consistently with them . The teaching of
sustainability should start with projects that emphasize critical thinking , problem
solving , decision making , cooperatives , leadership and communication skills . The
aim of this work is that the school develops a democratic and participatory
management , reorganizing the curriculum in order to provide comprehensive
education. A case study was conducted at a High School for stimulating change in
practice among the school community promoting the improvement of sustainability
indicators in school . The work was carried out through fieldwork interviews with
students and staff management , planning activities that addressed points linked to
sustainability and practices for improving school environment actions . At the end of
the work it was realized that there was the development of collective management
with exposure and transparency of goals , establish partnerships to meet the needs
of the school , whereas the partnership is with great teachers and staff , the
establishment of a culture of community participation , helping to eliminate the fear of
manifestation . The decisions made , as well as monitoring and organization of rules
made in meetings of faculty, staff and students . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Atitude | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.title | Escolas sustentáveis | por |
dc.title.alternative | Sustainable schools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Eduacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Nos dias de hoje é necessário o desenvolvimento de um programa de educação ambiental nas escolas públicas com o objetivo de desenvolver uma cultura de sustentabilidade, a partir do fortalecimento de hábitos e comportamentos sustentáveis na escola, na família e na comunidade. Cabe ao gestor da escola identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com elas. O ensino da sustentabilidade deve começar com projetos que enfatizem pensamento crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisões, o cooperativismo, liderança e a capacidade de comunicação. O que se pretende com este trabalho é que na escola se desenvolva uma gestão democrática e participativa, reorganizando o currículo na perspectiva da educação integral. Foi realizado um estudo de caso em uma Escola de Ensino Médio para estimular a mudança de prática entre a comunidade escolar promovendo a melhoria dos indicadores de sustentabilidade na escola. O trabalho foi realizado através da pesquisa de campo com entrevistas aos alunos e equipe gestora, planejamento de atividades que contemplassem pontos ligados a sustentabilidade e ações práticas para melhoria do ambiente escolar. Ao finalizar o trabalho foi percebido que houve o desenvolvimento da gestão coletiva com exposição e transparência das metas, realização de parcerias para atender as necessidades da escola, considerando que a grande parceria é com professores e funcionários, a implantação de uma cultura de participação comunitária, colaborando para eliminar o medo da manifestação. As decisões tomadas, bem como o acompanhamento e organização das regras tomadas em reuniões de professores, funcionários e alunos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |