Programa mais educação: mobilização pela qualidade da gestão democrática da educação em tempo integral na escola Espírito Santo
Abstract
O presente estudo objetivou compreender a gestão do Programa Mais Educação a fim de analisar e discutir a organização e as contribuições do programa nas práticas escolares dos docentes, dos monitores e na vida dos alunos em uma escola da rede municipal de Sobradinho/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória. A coleta das informações foi através de um questionário aplicado a equipe de gestores, professores e coordenador do Programa Mais Educação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo. A análise das informações foi descritiva. Constatou-se que os gestores acreditam que o programa Mais Educação é uma oportunidade da escola proporcionar aos educandos atividades educativas que os contemplam na sua integralidade. Nesse contexto o gestor possui o papel de agregador, que dissemina os ideais do programa a fim de interligar todas as esferas da comunidade escolar. Aponta-se também, que o Programa por ser uma política de governo nova, possui muitos entraves como os espaços físicos. Porém os autores citados divergem com essa ideia, pois compreendem que a cidade precisa se transformar num território educativo. Sob a perspectiva da aprendizagem os gestores descrevem o Programa Mais Educação como uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento da criança no contexto do ensino/aprendizagem. Portanto, considera-se que a gestão escolar é a ponte de alcance dessa nova política educacional, pois através de atitudes democráticas, do diálogo e da participação é que se formata um novo olhar de educação que alcance a qualidade tão almejada.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]