dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Bonelli, Catiéle Henker Mergen | |
dc.date.accessioned | 2014-09-24T13:26:30Z | |
dc.date.available | 2014-09-24T13:26:30Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/501 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The present study aimed to understand the management of More Education Program
in order to analyze and discuss the organization and the contributions of the program
on school practices of teachers, monitors and in the lives of students in a school in
the municipal Sobradinho/RS. This is a descriptive exploratory qualitative research.
Data collection was through a questionnaire applied to team managers, teachers and
coordinator of More Education Program of the Escola Municipal de Ensino
Fundamental Espírito Santo. Analysis of the data was descriptive. It was found that
managers believe that the program is an opportunity More Education school provides
students educational activities that include in their entirety. In this context the
manager has the role of aggregator, which disseminates the ideals of the program to
interconnect all levels of the school community. It is pointed out that the program to
be a new government policy, has many obstacles as the physical. But these authors
disagree with this idea, because they understand that the city needs to become an
educational territory. From the perspective of learning managers describe More
Education Program as a tool that assists in child development in the context of
teaching/learning. Therefore, it is considered that the school management is the
bridge to reach this new educational policy, because attitudes through democratic
dialogue and participation is that if you format a new look to reach the quality
education that we so desire. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação integral | por |
dc.title | Programa mais educação: mobilização pela qualidade da gestão democrática da educação em tempo integral na escola Espírito Santo | por |
dc.title.alternative | More education program - mobilization for the quality of the democratic management of education in full time in Espírito Santo school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo objetivou compreender a gestão do Programa Mais Educação a fim de analisar e discutir a organização e as contribuições do programa nas práticas escolares dos docentes, dos monitores e na vida dos alunos em uma escola da rede municipal de Sobradinho/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória. A coleta das informações foi através de um questionário aplicado a equipe de gestores, professores e coordenador do Programa Mais Educação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo. A análise das informações foi descritiva. Constatou-se que os gestores acreditam que o programa Mais Educação é uma oportunidade da escola proporcionar aos educandos atividades educativas que os contemplam na sua integralidade. Nesse contexto o gestor possui o papel de agregador, que dissemina os ideais do programa a fim de interligar todas as esferas da comunidade escolar. Aponta-se também, que o Programa por ser uma política de governo nova, possui muitos entraves como os espaços físicos. Porém os autores citados divergem com essa ideia, pois compreendem que a cidade precisa se transformar num território educativo. Sob a perspectiva da aprendizagem os gestores descrevem o Programa Mais Educação como uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento da criança no contexto do ensino/aprendizagem. Portanto, considera-se que a gestão escolar é a ponte de alcance dessa nova política educacional, pois através de atitudes democráticas, do diálogo e da participação é que se formata um novo olhar de educação que alcance a qualidade tão almejada. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |