Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCoelho, Roseane Martins
dc.creatorMesquita, Margarete Pereira
dc.date.accessioned2014-09-24T13:47:10Z
dc.date.available2014-09-24T13:47:10Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/502
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe present study aims to observe the importance of integrating affective and teaching practices. Nowadays we have seen many questions and discussions relating to the learning and motivation of students and so we are always asking ourselves: What methods should we use? What content to teach? What strategies to develop self-esteem in our day to day? As affection can change the educational reality in which we live today? How can it interfere with the relationship between teacher and student? How can the role of the manager teacher to the success of this positive and exciting work that the teacher will perform. These questions are pertinent relations about the Brazilian educational context today. The research presented aims to analyze the problems related to this issue. They are resolved at a elementary school at Dois Irmãos - RS, Brazil, providing methods and strategies for the individual to act as citizens aware of their capabilities and skills as a subject in its history. Also socializing the individual and preparing then to enter into society and claim their rights fulfilling their duties. The school chosen for the study is located in the rural municipality with approximately 200 students. Working as a teacher in this school, in the afternoon, with currently 18 students in the 4th grade of elementary school. This research presents how the proposed importance of the manager's role in teacher looking for activities to develop affection for successful school learning. For this, were sought differentiated and innovative ideas with pedagogical proposals involving music in various activities such as: poems, comics, giant book, theater, among others. All performed with great enthusiasm and dedication, developing affection, friendship, creativity, respect for differences and group work. The culmination of these activities involved everyone in the school (student, faculty, staff, management team and parents) with a beautiful exhibition of the works performed. It is noticed that students have a much higher result in learning when they feel the warmth of transparency that the teacher has in his pedagogical proposal. The experience was wonderful and rewarding! There were no failures in this class and all parents were satisfied with the results obtained during this research work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectProfessor x alunopor
dc.titleA importância da afetividade na relação ensino aprendizagem e o papel do professor gestorpor
dc.title.alternativeThe importance of affection on learning and role of the manager teachereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo visa observar a importância de integrar a afetividade à prática pedagógica. Nos dias atuais vimos muitas dúvidas e discussões referentes à aprendizagem e motivação dos alunos e com isso estamos sempre nos perguntando: Que metodologias devemos usar? Quais conteúdos ensinar? Quais estratégias para desenvolver a autoestima no nosso dia a dia? Como a afetividade pode mudar a realidade educacional a qual vivemos na atualidade? Como ela pode interferir na relação professor e aluno e qual o papel do professor gestor para o sucesso deste resultado positivo e animador do trabalho que o professor irá realizar. Essas indagações são dúvidas pertinentes em relação ao contexto educacional brasileiro na atualidade. A pesquisa em questão pretende analisar como os problemas relacionados a esta temática são resolvidos em uma escola no município de Dois Irmãos RS, proporcionando métodos e estratégias para que o indivíduo possa atuar como cidadão consciente de suas capacidades e habilidades como sujeito de sua história. Também socializando o indivíduo e instrumentalizando-o para inserir-se na sociedade e reivindicar seus direitos cumprindo com seus deveres. A escola escolhida para a pesquisa situa-se na zona rural do município com aproximadamente 200 alunos. Trabalho como professora nesta escola, no turno da tarde, atualmente com 18 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A presente pesquisa traz como proposta a importância do papel do professor gestor na busca de atividades que desenvolvam o afeto para o sucesso da aprendizagem escolar. Para isso, foram buscados ideias diferenciadas e inovadoras com propostas pedagógicas envolvendo a música em diversas atividades como: poemas, histórias em quadrinhos, livro gigante, teatro, entre outros. Todas realizadas com muito entusiasmo e dedicação, desenvolvendo o afeto, a amizade, a criatividade, o respeito às diferenças e o trabalho em grupo. A culminância destas atividades envolveu a todos na escola (alunos, professores, funcionários, equipe diretiva e pais) com uma linda exposição dos trabalhos realizados. Percebe-se que os alunos tem um resultado muito maior na aprendizagem no momento em que sentem a transparência de carinho que o professor apresenta em sua proposta pedagógica. A experiência foi maravilhosa e gratificante! Não houveram reprovações nesta turma e todos os pais mostraram-se satisfeitos com os resultados obtidos durante este trabalho de pesquisa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples