A gestão escolar e o programa PRONATEC em uma escola do SENAC: um estudo de caso

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Date
2013-11-30Author
Santos, Alexandra Lisboa Teixeira dos
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Esta pesquisa objetiva analisar a gestão escolar em uma escola profissionalizante na aplicação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(PRONATEC), o qual pertence à Política de Educação Profissional e Técnica de nível médio. Em um mundo globalizado onde todos têm direito à educação, a educação profissionalizante, não apenas deve preparar o aluno para o mundo do trabalho, como formá-lo para ser um cidadão capaz de compreender e participar da sociedade que se coloca cada vez mais exigente e complexa na atualidade. Esse programa foi lançado pelo Governo Federal, o qual abre oportunidade ao aluno buscar junto ao ensino básico, a profissionalização mediante parcerias público/privado. A partir de critérios de seleção, compreendido aos alunos matriculados no ensino básico de nível médio, neste caso, o curso é custeado pelo Governo na expectativa de alcançar um dos objetivos do programa, de que a qualificação pretendida implica na melhoria da qualidade do ensino médio das escolas públicas. Diante desse pressuposto e com base na Lei e Diretrizes Bases da educação profissional e do ensino médio, busca-se questionar a gestão escolar no desenvolvimento do PRONATEC em uma escola do SENAC, e também analisar o significado do programa para a escola e para os alunos, referente ao ensino médio público integrado à educação profissional, de forma que possibilite planejar um aprendizado com uma visão de tatear o futuro dos jovens estudantes, motivando-os a concluírem o ensino básico e junto prepara-los para a realidade profissional, comprometendo satisfatoriamente o crescimento intelectual e perspectivas futuras.
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- Gestão Educacional - EaD [950]