A gestão da educação infantil em uma escola de Novo Hamburgo: perspectivas, limites e possibilidades
Resumo
Este trabalho busca lançar um olhar crítico em relação às práticas de gestão da educação infantil em uma escola da cidade de Novo Hamburgo. Investiga as relações entre as Politicas Públicas Nacionais propostas para a Educação Infantil e os projetos municipais e como estas são aplicadas no cotidiano de uma escola da rede municipal. Nesta analise buscamos contemplar principalmente os novos desafios que se impõem à gestão com a publicação da lei 12.796 que altera, entre outros, o Artigo 4ºda LDBN e torna obrigatória a matrícula de crianças aos 4 anos na pré-escola. Tendo como objetivo estabelecer estas relações voltamos nosso olhar para as práticas de gestão na escola analisando como estas se configuram, em quais preceitos estão embasadas e como se efetivam no cotidiano da escola.
Buscamos entender os elementos que interagem na atuação dos gestores da escola objetivando uma análise de como se configura a gestão democrática nestes espaços. Para tanto, efetivamos esta pesquisa utilizando uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso. Nosso campo de pesquisa é uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo que atua com alunos da pré-escola ao 9º ano. Temos como instrumento de coleta de dados a observação direta, a coleta de dados documentais, relatos orais de gestores e professores, como também dos responsáveis pela secretaria de educação do município com a análise de conteúdos como técnica de análise de dados.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]