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dc.contributor.advisorCoelho, Roseane Martins
dc.creatorDietrich, Denise
dc.date.accessioned2014-09-25T11:41:42Z
dc.date.available2014-09-25T11:41:42Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/505
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis monograph is to cast a critical eye in relation to the management practices of early childhood education in a school in the city of Novo Hamburgo. Investigates the relationship between the proposed Políticas Públicas Nacionais for Early Childhood Education and municipal projects and how they are applied in the daily life of a municipal school . In this analysis we seek mainly include the new challenges that require the management with the publication of Law 12.796 amending , among others , Article 4 of the LDBN and mandate the enrollment of children at 4 years in preschool . Aiming to establish these relationships we turn our gaze to the management practices at school analyzing how they are configured, in which precepts are based and how to become effective in the school routine. We try to understand the elements that interact in the performance of school managers aiming an analysis of the configuration of the democratic management in these areas. Actualize this research using a qualitative approach through a case study. Our field of research is a public school of the city of Novo Hamburgo that works with students from preschool to 9th grade. We use as an instrument of data collection direct observation , collection of documentary evidence , oral reports of managers and teachers , as well as those responsible for the county board of education with content analysis as a technique for data analysis .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleA gestão da educação infantil em uma escola de Novo Hamburgo: perspectivas, limites e possibilidadespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho busca lançar um olhar crítico em relação às práticas de gestão da educação infantil em uma escola da cidade de Novo Hamburgo. Investiga as relações entre as Politicas Públicas Nacionais propostas para a Educação Infantil e os projetos municipais e como estas são aplicadas no cotidiano de uma escola da rede municipal. Nesta analise buscamos contemplar principalmente os novos desafios que se impõem à gestão com a publicação da lei 12.796 que altera, entre outros, o Artigo 4ºda LDBN e torna obrigatória a matrícula de crianças aos 4 anos na pré-escola. Tendo como objetivo estabelecer estas relações voltamos nosso olhar para as práticas de gestão na escola analisando como estas se configuram, em quais preceitos estão embasadas e como se efetivam no cotidiano da escola. Buscamos entender os elementos que interagem na atuação dos gestores da escola objetivando uma análise de como se configura a gestão democrática nestes espaços. Para tanto, efetivamos esta pesquisa utilizando uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso. Nosso campo de pesquisa é uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo que atua com alunos da pré-escola ao 9º ano. Temos como instrumento de coleta de dados a observação direta, a coleta de dados documentais, relatos orais de gestores e professores, como também dos responsáveis pela secretaria de educação do município com a análise de conteúdos como técnica de análise de dados.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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