A construção da escola como espaço democrático: qual o espaço da família
Abstract
O presente trabalho traz como temática a construção da escola como espaço democrático. Para isso, parte da importância da participação da família na organização do contexto da escola e as implicações dessa interação na aprendizagem dos alunos. Dos apontamentos já consolidados acrescentam-se as atuais reivindicações que muito tem questionado sobre a real participação democrática num mundo globalizado e seu legítimo alcance. Dessa forma, a pesquisa de caráter qualitativo visa, através de estudo de caso, analisar como a participação da família através de uma gestão democrática pode auxiliar no aprendizado do aluno. Para problematizar essa temática, pergunta-se: de que forma a gestão aproxima a família ao cotidiano da escola considerando as complexas realidades contemporâneas? Para embasar o estudo buscou-se a leitura de atores como Paro (2000), Szymanski (2001) e Wittmann (2010), bem como outros que abordam sobre o assunto. Através de um questionário aberto e fechado, o estudo
teve como colaboradores 13 (treze) famílias e 07 (sete) profissionais da educação. Para sua interpretação utilizou-se categorização simples, aproximada da análise de conteúdo. Assim, a partir da análise dos dados e dos resultados, pode-se evidenciar que muito ainda deve ser feito para que essa participação democrática seja colocada em prática. O que se verifica é que ainda há resistência por parte dos pais em participar da vida escolar dos filhos bem como os profissionais da educação enfrentam limites e desafios em trazer a comunidade escolar em se comprometer com a educação no sentido de sentir-se parte da formação de cidadãos mais críticos, atuantes e conscientes de suas reais necessidades, buscando sempre uma educação significativa. Dentre as principais razões que amparam esse diagnóstico de resistência e descomprometimento estão a falta de tempo, controle sobre os filhos, interesse e compreensão.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1013]