dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Rosa, Sinara Hilgert da | |
dc.date.accessioned | 2014-09-25T11:48:53Z | |
dc.date.available | 2014-09-25T11:48:53Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/506 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the construction of the school as a democratic
space. For this part of the importance of family participation in the school context and
implications of this interaction on student learning. Already consolidated the notes
add to the current claims that much has questioned about the real democratic
participation in a globalized world and its legitimate scope. Thus, qualitative research
aims, through case study, see how family participation through democratic
management can assist in student learning. To discuss this issue, the question
arises: how the management approach the family to the school routine considering
the complex contemporary realities? To support the study sought to reading actors
like Paro (2000), Szymanski (2001) and Wittmann (2010), as well as others that
address on the subject. The study had as collaborators thirteen (13) and 07 families
(seven) managers, through a questionnaire opened and closed. For its interpretation
we used simple categorization, approximate content analysis. Thus, from the analysis
of data and results, one can show that much remains to be done for that democratic
participation is actually put into practice. What is happening is that there is still
resistance by parents to participate in school life of children as well as the limits and
challenges managers face in bringing the school community to commit to education
in order to feel part of the formation of citizens most critical, active, and conscious of
their real needs, seeking always a meaningful education. Among the main reasons
that support the diagnosis of resistance and disengagement are lack of time, control
over the children, interest and understanding. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | A construção da escola como espaço democrático: qual o espaço da família | por |
dc.title.alternative | Construction of school as democratic space: the importance of family participation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho traz como temática a construção da escola como espaço democrático. Para isso, parte da importância da participação da família na organização do contexto da escola e as implicações dessa interação na aprendizagem dos alunos. Dos apontamentos já consolidados acrescentam-se as atuais reivindicações que muito tem questionado sobre a real participação democrática num mundo globalizado e seu legítimo alcance. Dessa forma, a pesquisa de caráter qualitativo visa, através de estudo de caso, analisar como a participação da família através de uma gestão democrática pode auxiliar no aprendizado do aluno. Para problematizar essa temática, pergunta-se: de que forma a gestão aproxima a família ao cotidiano da escola considerando as complexas realidades contemporâneas? Para embasar o estudo buscou-se a leitura de atores como Paro (2000), Szymanski (2001) e Wittmann (2010), bem como outros que abordam sobre o assunto. Através de um questionário aberto e fechado, o estudo
teve como colaboradores 13 (treze) famílias e 07 (sete) profissionais da educação. Para sua interpretação utilizou-se categorização simples, aproximada da análise de conteúdo. Assim, a partir da análise dos dados e dos resultados, pode-se evidenciar que muito ainda deve ser feito para que essa participação democrática seja colocada em prática. O que se verifica é que ainda há resistência por parte dos pais em participar da vida escolar dos filhos bem como os profissionais da educação enfrentam limites e desafios em trazer a comunidade escolar em se comprometer com a educação no sentido de sentir-se parte da formação de cidadãos mais críticos, atuantes e conscientes de suas reais necessidades, buscando sempre uma educação significativa. Dentre as principais razões que amparam esse diagnóstico de resistência e descomprometimento estão a falta de tempo, controle sobre os filhos, interesse e compreensão. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |