Desafios e perspectiva da gestão escolar na educação infantil
Abstract
A necessidade de oferecer Educação Infantil de qualidade tem sido um processo lento há algumas décadas no Brasil. A legislação da educação brasileira já tem incorporado em seus documentos a importância de educação de qualidade para os pequenos, mas sabe-se que ainda é uma meta a ser concretizada. Este estudo apresenta uma reflexão acerca dos desafios que a Gestão Escolar precisa enfrentar para garantir Educação Infantil de qualidade nas instituições. Tem-se como objetivo analisar a atuação da Gestão Escolar e as implicações desta, para a melhoria na qualidade em Educação Infantil. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema em livros, artigos, periódicos, monografias, documentos legais e sites da internet. Os dados selecionados na literatura corrente sobre o tema foram, assim, analisados e interpretados a partir das categorias qualidade na Educação Infantil, Gestão Escolar, políticas públicas. Verificou-se que os desafios colocados aos gestores escolares estão relacionados à qualidade das práticas pedagógicas desenvolvidas, às condições de trabalho oferecidas aos profissionais que trabalham na instituição, bem como à formação continuada. Estes desafios, superados, auxiliarão a Gestão Escolar na busca da esperada Educação Infantil de qualidade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1003]