dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Filippin, Tagiane Michele | |
dc.date.accessioned | 2014-09-25T14:07:00Z | |
dc.date.available | 2014-09-25T14:07:00Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/512 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper presents elements for the understanding of the processes and concepts
related to school management. These processes involving pedagogical,
administrative and financial elements for creating the presentation of the possibilities,
difficulties and specificities for school management. The overall research aims: to
understand the processes that involve the school management from magazine
articles New School - School Management, as well as its objectives: identify the main
difficulties identified by teachers in magazine articles New school in the process of
school management, analyze what the specific role of the school manager from
magazine articles New School - school management , identify possible alternatives
for effective school management from theoretical brought in magazine articles New
School - school management. In this sense, the work has a character study of
literature i.e., will be held in-depth through readings, building so a theoretical
reference on the topic of research, with views over the material found and worked by
the authors. Coupled with the bibliographical study, we make an analysis of
documents through some articles found and discussed in the journal New School in a
special series called School Management magazine this easily accessible,
inexpensive and can be found more easily in schools, thus being able to bring
knowledge accessible on the theme Management School. Characterized as other
theoretical frameworks for analyzing Lück (2009), Libâneo ,Toschi and Oliveira
(2011), plus legal documents as the Constitution (1988) and the Law of Guidelines
and Bases of National Education (1996). Therefore, to understand these processes,
the readings will focus on the specifics that acercam school management as well as
the professionals involved and the partnership that needs to exist between the school
and the school community ensured through democratic management, these points
are described that present in school management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Processos de gestão | por |
dc.subject | Concepções de gestão | por |
dc.title | Gestão escolar democrática: dificuldades, especificidades e possibilidades a partir da revista Nova Escola | por |
dc.title.alternative | Democratic school management: challenges, opportunities and specifications from the New School magazine | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta elementos para a compreensão dos processos e das concepções referentes à gestão escolar. Processos estes que envolvem aspectos
pedagógicos, administrativos e financeiros, criando elementos para a apresentação das possibilidades, dificuldades e especificidades para a gestão escolar. A pesquisa tem como objetivo geral: compreender os processos que envolvem a gestão escolar a partir de artigos da revista Nova Escola - Gestão Escolar; bem como seus objetivos específicos: identificar as principais dificuldades apontadas nos artigos da revista Nova Escola no processo de gestão escolar; analisar quais são as especificidades do papel do gestor escolar a partir dos artigos da revista Nova Escola - Gestão escolar; identificar alternativas possíveis de efetivação da gestão escolar a partir dos referenciais teóricos trazidos nos artigos da revista Nova Escola Gestão escolar. Neste sentido, o trabalho tem um caráter de estudo bibliográfico, ou seja, será realizado e aprofundado através de leituras, construindo então um referencial teórico sobre o tema de pesquisa, com vistas ao material encontrado e trabalhado pelos autores. Aliado ao estudo bibliográfico realiza-se uma análise documental através de alguns artigos encontrados e discutidos na revista NovaEscola, em uma série especial denominada Gestão Escolar, revista esta de fácil acesso, baixo custo e que pode ser encontrada com maior facilidade nas escolas, podendo assim trazer conhecimento acessível diante do tema Gestão Escolar. Caracterizam-se como outros referenciais teóricos para a análise Lück (2009), Libâneo, Toschi e Oliveira (2011), além de documentos legais como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Sendo assim,para a compreensão destes processos, as leituras terão ênfase nas particularidades que acercam a gestão escolar, bem como nos profissionais inseridos e na parceria que precisa existir entre a escola e a comunidade escolar assegurada através da gestão democrática, pontos estes descritos que se fazem presentes na gestão escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |