Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos anos inicias do ensino fundamental e os seus desafios na gestão escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2013-11-29Autor
Carretts, Nara Denise Farias
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Vivemos na sociedade da informação, mediada pelas tecnologias digitais, que estão trazendo mudanças que repercutem em todas as áreas das relações sociais e por consequência atingem as instituições de ensino, as escolas, que também fazem parte desse contexto e necessitam adaptar-se nesse panorama digital, buscando a inserção de equipamentos e qualificando os seus profissionais para realizarem um trabalho pedagógico de excelência, explorando os recursos disponíveis nas escolas e objetivando um ensino de qualidade. Em busca de informações sobre as ações pedagógicas mediatizadas pelo uso das TICs, foi realizada uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, com as professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Santa Teresa de Jesus, do município de Santana do Livramento/RS para conhecer as práticas realizadas com o uso do computador e os tablets e a gestão dos mesmos nos planos de aula visando desenvolver conteúdos previstos nos planos trimestrais. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário. Participaram do estudo doze professores. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Como resultados da pesquisa, percebeu-se que as professoras participantes do estudo utilizam com frequência significativa o computador e os tablets nos planos de aula, dando ênfase em atividades de leitura, escrita e pesquisas na web, concluindo que o uso dessas ferramentas tecnológicas digitais, disponibilizadas pela gestão administrativa e pedagógica, são instrumentos que favorecem o trabalho pedagógico das professoras em pauta, pois possibilitam contextualização dos temas propostos, desenvolvem a criatividade, a autonomia e o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]