Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorCarretts, Nara Denise Farias
dc.date.accessioned2014-09-30T12:45:48Z
dc.date.available2014-09-30T12:45:48Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/518
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractWe live in the information society, mediated by digital technologies which are bringing changes that impact all areas of social relations and consequently affect the educational institutions, the schools, which are also part of that context and need to adapt this digital landscape seeking the inclusion of qualifying equipment and their professionals to perform a pedagogical work excellence by exploiting the resources available in schools and aiming for a qualified education. In search of information on the pedagogical practices mediated by ICT use, it was conducted a qualitative research, characterized as a case study, with teachers in the first years of elementary school at Colégio Santa Teresa de Jesus, in Santana do Livramento/RS to know the practices carried out with the use of computers and tablets and their management in order to develop lesson plans content provided in quarterly plans. As an instrument for data collection was used the questionnaire. Participants were twelve teachers. Data were analyzed according to the technique of content analysis. As the survey results, it was noticed that the teachers study’s participants often use significant computer and tablets in lesson plans, activities emphasizing reading, writing and web searches, concluding that the use of these technological tools digital available for the administrative and pedagogical, are instruments that favor the pedagogical work of the teachers in question, as they allow contextualization of the proposed topics, develop creativity, autonomy and improving the skills of reading and writing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleUso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos anos inicias do ensino fundamental e os seus desafios na gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe use of information technolgy and commucation in the first grades of elementary shcool and this challenges to shcool managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoVivemos na sociedade da informação, mediada pelas tecnologias digitais, que estão trazendo mudanças que repercutem em todas as áreas das relações sociais e por consequência atingem as instituições de ensino, as escolas, que também fazem parte desse contexto e necessitam adaptar-se nesse panorama digital, buscando a inserção de equipamentos e qualificando os seus profissionais para realizarem um trabalho pedagógico de excelência, explorando os recursos disponíveis nas escolas e objetivando um ensino de qualidade. Em busca de informações sobre as ações pedagógicas mediatizadas pelo uso das TICs, foi realizada uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, com as professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Santa Teresa de Jesus, do município de Santana do Livramento/RS para conhecer as práticas realizadas com o uso do computador e os tablets e a gestão dos mesmos nos planos de aula visando desenvolver conteúdos previstos nos planos trimestrais. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário. Participaram do estudo doze professores. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Como resultados da pesquisa, percebeu-se que as professoras participantes do estudo utilizam com frequência significativa o computador e os tablets nos planos de aula, dando ênfase em atividades de leitura, escrita e pesquisas na web, concluindo que o uso dessas ferramentas tecnológicas digitais, disponibilizadas pela gestão administrativa e pedagógica, são instrumentos que favorecem o trabalho pedagógico das professoras em pauta, pois possibilitam contextualização dos temas propostos, desenvolvem a criatividade, a autonomia e o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples