Implicações do auxílio permanência no desempenho escolar dos discentes do Instituto Federal Farroupilha de Educação e Tecnologia - campus Alegrete
Abstract
Este trabalho analisa o desempenho escolar dos discentes contemplados pelo Auxílio Permanência, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Câmpus Alegrete/RS, no ano letivo de 2012. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, com revisão de literatura sobre o assunto e a aplicação de questionário. Realizou-se um diagnóstico do desempenho escolar e analisou-se a percepção dos discentes sobre a influência do Auxílio Permanência na qualidade de sua formação. Buscou-se ainda, verificar os efeitos desse beneficio enquanto uma política pública de inclusão social desenvolvida pela Assistência Estudantil da instituição. Os resultados indicam que o Auxílio Permanência enquanto proposta de ação inclusiva apresentou influências significativas. Verificou-se que Auxílio Permanência contribui para custear o transporte de sua residência à instituição e outras despesas oportunizando condições de igualdade aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em relação à implicação do Auxílio Permanência como instrumento de garantia de um bom rendimento escolar, a maioria dos discentes consideraram que o recebimento do Auxílio Permanência não influência no desempenho escolar. Os discentes apontaram o ensino fundamental ineficiente e a metodologia docente como os fatores que mais interferem nas dificuldades de aprendizagens e reprovações nas disciplinas. De acordo com os resultados, verifica-se a necessidade de realizar um trabalho pedagógico que fortaleça a relação professor-aluno para que ambos construam um espaço de formação emancipatória e transformadora.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [952]