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dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorPires, Eliane
dc.date.accessioned2014-09-30T13:33:23Z
dc.date.available2014-09-30T13:33:23Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/520
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD RS, 2013.por
dc.description.abstractThis survey, conducted in the Guarani Indian Reservation Flower Forest, near the State School Indigenous Primary School Karai Tataendy Verá Claudio Acosta, in the municipality of Estrela Velha/RS, analyzed the challenges in the process of building the PPP. Referrals are characterized as methodological approach of qualitative case study. The information provided by the chief, one indigenous teacher, one director and educational coordinator was through semi-structured interviews. We used content analysis to build the categories: participation as a principle of democratic management in the construction process of the PPP; challenges; construction stages of the PPP and identity of indigenous culture. During the construction of PPP was found that there were many challenges, the process is happening in a democratic way through political participation, depending on the desires of all who were involved in it to preserve their own culture and habits of the Guarani people.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectEscola indígenapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleOs desafios da construção do projeto político-pedagógico em uma escola da reserva indígena de Estrela Velha/RSpor
dc.title.alternativeThe challenges of building project political teaching in a school of indigenous Estrela Velha/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa, realizada na reserva indígena guarani Flor da Mata, junto à Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Karaí Tataendy Verá Claudio Acosta, no município de Estrela Velha/RS, analisou os desafios no processo de construção do PPP. Os encaminhamentos metodológicos caracterizam-se como abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. As informações, cedidas pelo cacique, um professor indígena, uma diretora e uma coordenadora pedagógica foram através de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a análise de conteúdo para construir as categorias: participação como princípio da gestão democrática no processo de construção do PPP; os desafios; etapas de construção do PPP e identidade da cultura indígena. Durante a construção do PPP constatou-se que muitos foram os desafios enfrentados. O processo está acontecendo de forma democrática através da participação política, em função dos anseios de todos os que nele estiveram envolvidos para preservar a cultura e hábitos próprios do povo guarani.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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