Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos Neto, Luiz Antônio dos
dc.creatorColussi, Eliane de Avila
dc.date.accessioned2014-10-02T13:48:59Z
dc.date.available2014-10-02T13:48:59Z
dc.date.issued2010-11-26
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/535
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe center line and objective of this article is to highlight the importance of using new technologies in schools for knowledge construction, enabling a wider understanding of activities that will be developed in the process of teaching and learning, expanding the number of cognitive functions as 2 memory, imagination, perception and reasoning. So, it was given attention to the interaction that occurs between television and children, in their daily lives, considering especially the playful way of that relationship, being the games one of the fundamental activities that will develop the autonomy, identity and their imaginary, comparing them to school practices. For this integration to occur technological information and communication, it is necessary for the teacher, mediator of this process, along with the school, to be receptive to these transformations and innovations. In this study, it as used as a base the literature of various authors such as Lévy, Moran, Schaff, Luckesi, Pacheco, among other important scholars in this area, whose link between them is the subject of education and technology, also the analysis of some educational programs for television, seeking to investigate their contribution for the educational process. The subjects covered in the theoretical base were referent to playfulness and to technological information and communication as learning facilitator.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectConstrução do conhecimentopor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectProgramas de TVpor
dc.subjectPráticas escolarespor
dc.titleO lúdico e a construção do conhecimento diante das novas tecnologiaspor
dc.title.alternativeThe playful and the construction of knowledge in the face of new technologieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO eixo principal e objetivo deste artigo é ressaltar a importância do uso das novas tecnologias nas escolas para a construção do conhecimento, possibilitando uma maior compreensão das atividades que venham a ser desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem, ampliando as diversas funções cognitivas como: memória, imaginação, percepção e o raciocínio. Para tanto, atentou-se para a interação que ocorre entre a televisão e a criança, no seu cotidiano, considerando, sobretudo, a maneira lúdica dessa relação, sendo a brincadeira uma das atividades fundamentais para que se desenvolva a autonomia, a identidade da criança e o seu imaginário, comparando-as às práticas escolares. Para que ocorra essa integração das tecnologias de informação e comunicação, é necessário que o professor, mediador desse processo, e a escola estejam receptivos a essas transformações e inovações. Neste estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, fundamentada em diversos autores como Lévy, Moran, Schaff, Luckesi, Pacheco, dentre outros importantes estudiosos nesta área, cujo elo entre eles é o tema educação e tecnologia, e também a análise de alguns programas educativos de televisão, na busca de investigar a contribuição desses programas no processo educativo. Os assuntos abordados na fundamentação teórica foram referentes à ludicidade e as tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras da aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples