Padrão fundamental do caminhar de crianças de dois anos que usufruíram diferentes vivências e ambientes nos dois primeiros anos de vida
Resumo
As estruturas mentais serão construídas pelas crianças, através de suas possibilidades de interação e ação sobre o meio e pela qualidade de solicitação do
ambiente (Carvalho e Castro, 2002). O objetivo deste trabalho foi verificar se diferentes estímulos e vivências nos primeiros dois anos de vida ocasionam diferenças
no Padrão Fundamental do Caminhar de crianças de ambos os sexos. A amostra foi constituída de 16 crianças de dois anos de idade (08 de Escola Particular e 08 de Municipal) da cidade de Santa Maria-RS. Para a análise foram realizadas filmagens do caminhar das crianças em seu período escolar e também foram entregues questionários aos professores e responsáveis dos alunos para o resgate escolar e familiar do ambiente de cada criança. O Padrão do Caminhar se assemelhou apesar de terem sido encontradas diferenças nas particularidades dos itens de análise, decorrentes das peculiaridades de desenvolvimento de cada criança, o que demonstra que cada criança nos seus dois primeiros anos de vida foi estimulada de forma diferenciada, seja com acessórios, com brincadeiras, ou com ambientes diferenciados.