dc.contributor.advisor | Canfield, Marta de Salles | |
dc.creator | Piageti, Patrícia Kapp | |
dc.date.accessioned | 2014-10-14T14:08:29Z | |
dc.date.available | 2014-10-14T14:08:29Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/561 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | “The mental structures go to be constructed by the children, through its
possibilities of interaction and action on the way and for the quality of request
surrounding it” (Carvalho & Castro, 2002). The objective of this work was to verify if
different stimulations and experiences in first the two years of life they cause to
differences in the Basic Standard of Walk of children of both the sexes. The sample was
constituted of 16 children (08 of Particular School and 08 of Municipal) of the city of
Saint Maria - RS. For the analysis filming of walking of the children in its pertaining to
school period had been carried through and also they had been you deliver
questionnaires to the responsible professors and of the pupils for the pertaining to
school and familiar rescue of the environment of each child. The Standard of Walk if
was similar although to have been joined differences in the particularities of the item of
analysis, decurrently of the peculiarities of development of each child, what it
demonstrates that each one in its two first years of life was stimulated of differentiated
forms, with accessories, tricks, or differentiated environments. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Desenvolvimento motor | por |
dc.subject | Padrão de caminhar | por |
dc.subject | Fatores ambientais | por |
dc.title | Padrão fundamental do caminhar de crianças de dois anos que usufruíram diferentes vivências e ambientes nos dois primeiros anos de vida | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde | por |
dc.description.resumo | As estruturas mentais serão construídas pelas crianças, através de suas possibilidades de interação e ação sobre o meio e pela qualidade de solicitação do
ambiente (Carvalho e Castro, 2002). O objetivo deste trabalho foi verificar se diferentes estímulos e vivências nos primeiros dois anos de vida ocasionam diferenças
no Padrão Fundamental do Caminhar de crianças de ambos os sexos. A amostra foi constituída de 16 crianças de dois anos de idade (08 de Escola Particular e 08 de Municipal) da cidade de Santa Maria-RS. Para a análise foram realizadas filmagens do caminhar das crianças em seu período escolar e também foram entregues questionários aos professores e responsáveis dos alunos para o resgate escolar e familiar do ambiente de cada criança. O Padrão do Caminhar se assemelhou apesar de terem sido encontradas diferenças nas particularidades dos itens de análise, decorrentes das peculiaridades de desenvolvimento de cada criança, o que demonstra que cada criança nos seus dois primeiros anos de vida foi estimulada de forma diferenciada, seja com acessórios, com brincadeiras, ou com ambientes diferenciados. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |