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dc.contributor.advisorCanfield, Marta de Salles
dc.creatorPiageti, Patrícia Kapp
dc.date.accessioned2014-10-14T14:08:29Z
dc.date.available2014-10-14T14:08:29Z
dc.date.issued2006
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/561
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2006.por
dc.description.abstract“The mental structures go to be constructed by the children, through its possibilities of interaction and action on the way and for the quality of request surrounding it” (Carvalho & Castro, 2002). The objective of this work was to verify if different stimulations and experiences in first the two years of life they cause to differences in the Basic Standard of Walk of children of both the sexes. The sample was constituted of 16 children (08 of Particular School and 08 of Municipal) of the city of Saint Maria - RS. For the analysis filming of walking of the children in its pertaining to school period had been carried through and also they had been you deliver questionnaires to the responsible professors and of the pupils for the pertaining to school and familiar rescue of the environment of each child. The Standard of Walk if was similar although to have been joined differences in the particularities of the item of analysis, decurrently of the peculiarities of development of each child, what it demonstrates that each one in its two first years of life was stimulated of differentiated forms, with accessories, tricks, or differentiated environments.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectPadrão de caminharpor
dc.subjectFatores ambientaispor
dc.titlePadrão fundamental do caminhar de crianças de dois anos que usufruíram diferentes vivências e ambientes nos dois primeiros anos de vidapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoAs estruturas mentais serão construídas pelas crianças, através de suas possibilidades de interação e ação sobre o meio e pela qualidade de solicitação do ambiente (Carvalho e Castro, 2002). O objetivo deste trabalho foi verificar se diferentes estímulos e vivências nos primeiros dois anos de vida ocasionam diferenças no Padrão Fundamental do Caminhar de crianças de ambos os sexos. A amostra foi constituída de 16 crianças de dois anos de idade (08 de Escola Particular e 08 de Municipal) da cidade de Santa Maria-RS. Para a análise foram realizadas filmagens do caminhar das crianças em seu período escolar e também foram entregues questionários aos professores e responsáveis dos alunos para o resgate escolar e familiar do ambiente de cada criança. O Padrão do Caminhar se assemelhou apesar de terem sido encontradas diferenças nas particularidades dos itens de análise, decorrentes das peculiaridades de desenvolvimento de cada criança, o que demonstra que cada criança nos seus dois primeiros anos de vida foi estimulada de forma diferenciada, seja com acessórios, com brincadeiras, ou com ambientes diferenciados.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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