dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Fernandez, Verônica Cazarotto | |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T10:41:40Z | |
dc.date.available | 2014-10-20T10:41:40Z | |
dc.date.issued | 2005-05-30 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/573 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The changes of human behavior elapse of social actions and are
dictated by the proper society the one that belong as the partner-economic
and financial politics allowed by the system of effective government. The
Brazilian democracy with its capitalist neoliberal system, as the majority of
the occidental nations, stimulates a exacerbada quantitative production that
takes the man to search raw material in the more diverse natural sources,
creating one second landscape and using insumos aggressive to the nature,
for a pseudo-progress and forgetting the aggression decurrent this act. This
situation problematiza the current generation and to the successors, leaving
an inexact questioning of the future of the Planet, as much that norms and
laws appear to regrar and withhold excesses. This research that if it searchs
to prove that the Education, perhaps, either the only exit for the impasse, to
the side of programs of awareness and rules of law. This qualitative
research search support in bibliography of authors whose thematic it
attempts against the danger of the agrotoxicos, in the use and manuscript,
as well as the final destination of the packings, inside of the school, that is,
still the traditional way of the educative formation, with conscientious
professors of its position and responsibility to pass, to educating, such to
know, clearly, as dictates the PCNs, in the Transversal Subjects, where if
the interdisciplinaridade makes gift. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Agrotóxicos | por |
dc.title | Educação ambiental: um desafio a pedagogia | por |
dc.title.alternative | Environmental ambiental: um desafio to the pedagogy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | As mudanças de comportamento humano decorrem de ações sociais e são ditadas pela própria sociedade a que pertencem conforme as políticas
sócio-econômicas e financeiras permitidas pelo sistema de governo vigente A democracia brasileira com seu sistema neoliberal capitalista, como a maioria das nações ocidentais, incentiva uma produção quantitativa exacerbada que leva o homem a buscar matéria-prima nas fontes naturais mais diversas, criando uma segunda paisagem e usando insumos agressivos à natureza, por um pseudo-progresso e esquecendo a agressão decorrente este ato. Esta pesquisa que se busca evidenciar que a Educação, talvez, seja a saída para o impasse, ao lado de programas de conscientização e normas legais. Esta pesquisa qualitativa busca apoio em bibliografia de autores cuja temática atente a periculosidade dos agrotóxicos, na utilização e manuseio, assim como o destino final das embalagens, dentro da escola, que é, ainda o meio tradicional da formação educativa, com professores conscientes de sua posição e com responsabilidade de passar, ao educando, tais saberes, claramente, conforme ditam os PCNs, nos Temas Transversais, onde se faz presente a interdisciplinaridade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |