Alfabetização e a organização do trabalho escolar: relações pertinentes à gestão educacional
Abstract
Este estudo volta-se para a reflexão acerca das possíveis implicações entre as relações e mediações estabelecidas na organização do trabalho escolar, acerca da leitura e da escrita, e o fracasso escolar no processo de alfabetização inicial. Para tanto, buscamos na abordagem qualitativa da pesquisa, de caráter etnográfico, os subsídios teóricometodológicos para o desenvolvimento deste estudo em uma escola do Sistema Público Municipal de Santa Maria, através de observações participadas, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Consideramos neste trabalho as três dimensões apontadas por André (1995) para o estudo da prática escolar: a institucional ou organizacional, a instrucional ou pedagógica e a dimensão sócio-político-cultural. Assim, a partir destas, buscamos compreender como se dá a organização do trabalho escolar, envolvendo a leitura e a escrita no processo de alfabetização inicial, na direção de reconhecer os pressupostos teórico-práticos que embasam tal organização. Refletindo assim, em que medida esta organização restringe ou potencializa o processo de construção da lecto-escrita inicial dos alunos. Dessa forma, a partir dos estudos realizados podemos indicar como condicionantes da organização do trabalho pedagógico no processo de alfabetização inicial, a desarticulação entre a estrutura organizacional do trabalho escolar e a estrutura pedagógica da sala de aula; aspecto este conseqüente da inexistência de um projeto significativo e compartilhado pelos profissionais atuantes na instituição. Com relação
à dimensão instrucional ou pedagógica, indicamos como condicionantes do processo pedagógico: proposições didáticas centradas na codificação e decodificação de palavras, desvinculada dos usos e funções da língua escrita, e dos interesses e necessidades dos alunos, aspectos esses que contradizem os pressupostos fundantes do projeto educativo da instituição, reforçando a desarticulação organizacional mencionada anteriormente. Com relação à dimensão sócio-político-cultural apontamos como condicionante a forma de mediação entre as diferenças socioculturais que se apresentam no contexto escolar, na
medida em que os valores e atitudes que a escola veicula são os da cultura dominante. Dessa forma, entendemos que a superação dos problemas, evidenciados neste processo organizacional, passa pelo desenvolvimento de ações formativas, realizadas no âmbito escola, as quais possibilitem a construção e efetivação de um projeto educativo realmente significativo para os profissionais, alunos e comunidade escolar, partindo da problematização e reflexão acerca das dificuldades e necessidades que se apresentam nesta realidade, buscando coletivamente encontrar as alternativas para superá-las, tornando-se o eixo articulador das ações educativas, possibilitando assim o redimensionamento destas práticas.
Collections
- Gestão Educacional [294]