Navegação Docência na Educação Infantil por título
Itens para a visualização no momento 38-57 of 74
-
Formação continuada e a prática docente na educação infantil
(2016-09-10)Este estudo tem como tema a formação continuada dos docentes da Educação Infantil. A relevância da temática está relacionada à necessidade de pensar a qualificação docente. A Educação Infantil é uma fase inicial importante ... -
Formação continuada em serviço na educação infantil: reflexões a partir da experiência realizada em Cruz Alta - RS
(2016-09-24)Esta pesquisa foi desenvolvida no decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, ofertado em 2014/2016, o qual teve como objetivo formar, em nível de especialização, professores, coordenadores, ... -
Formação continuada na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo e a organização do trabalho pedagógico em turmas multi-idades o que dizem as professoras?
(2016-09-09)Este trabalho visa à apresentação de uma análise de uma ação pedagógica realizada em uma Unidade de Educação Infantil do município de Santa Maria/RS, durante o ano de 2016. A temática do trabalho gira em torno da análise ... -
Formação continuada: reflexões das práticas com os bebês
(2016-09-10)Esta Monografia de Especialização em Docência na Educação Infantil aborda a formação continuada das professoras dos bebês de uma escola de Educação Infantil no município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Com abordagem ... -
Formação de docentes na educação infantil: um estudo em uma escola pública da rede municipal de Coronel Bicaco - RS
(2016-09-23)Esta pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre as práticas pedagógicas e as concepções de infância que permeiam a formação de docentes que atuam na educação infantil, em uma escola pública da rede municipal de ... -
A formação dos profissionais da educação infantil no município de Crissiumal/RS: importância da formação em contexto
(2016-09-23)Realizada em um município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, esta pesquisa envolve três instituições de Educação Infantil, e respectivamente, três gestores e doze educadores. O problema que constitui ... -
O fortalecimento da proposta pedagógica para a educação infantil da EEEF São Pio X, do município de Bozano/RS em defesa da escola do campo e dos direitos das crianças
(2016-09-23)O presente trabalho discute acerca da Proposta Pedagógica para a Educação Infantil de uma Escola do Campo. Esta pesquisa visou fortalecer a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil da Escola Estadual de Ensino Fundamental ... -
"A gente brinca de sonhar" com crianças de 4 e 5 anos da educação infantil
(2016-09)“A gente brinca de sonhar” Com crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil, surgiu da curiosidade em saber como o brincar livre esta sendo visto na Educação Infantil deste município. Com meus questionamentos a respeito ... -
Gestão e formação em contexto: mobilização e reflexão sobre o trabalho pedagógico na educação infantil
(2016-09-23)Este trabalho vincula-se ao Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, realizado pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a UNIJUÍ. Tem o objetivo de implementar a gestão pedagógica que vise ... -
Gestão pedagógica em uma unidade do Proinfância na região noroeste do estado do RS
(2016-09-24)O presente trabalho traz como temática a Gestão Pedagógica Em Uma Unidade Do Proin-fância Na Região Noroeste do RS, apresentando algumas questões que são pertinentes a problematizar a qualidade da prática pedagógica docente ... -
A implementação das atuais políticas públicas para a educação infantil no município de Ijuí - RS: acesso e qualidade
(2016-09)A pesquisa que se apresenta é referente ao Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS, desenvolvido na sede da UNIJUÍ, na cidade de Ijuí/RS. O presente trabalho é ... -
A importância da participação da família no contexto da educação infantil com crianças de 0 a 3 anos
(2016-09-09)O presente trabalho procura abordar um tema de relevância na Educação Infantil – a importância da participação da família no contexto da Educação Infantil com crianças de 0 a 3 anos. O objetivo é compreender o papel da ... -
A importância do lúdico, do brincar e dos jogos e a sua relação com o processo de desenvolvimento infantil
(2016-12-20)As atividades lúdicas fazem parte da vida das crianças desde o seu nascimento e proporcionam uma série de benefícios para o seu desenvolvimento. Através das atividades lúdicas a criança comunica-se com o mundo e consigo ... -
Incluir na educação infantil: é possível
(2013-09-13)Este artigo monográfico tem como tema central a Educação Inclusiva na Educação Infantil, os sujeitos da pesquisa são crianças de cinco anos de idade do pré-B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasilina Terra, o ... -
A influência dos recursos tecnológicos educacionais no brincar na educação infantil
(2016-09-24)A Educação Infantil é uma fase muito importante para a vida de cada ser humano e como tal precisa ser levada muito a sério necessitando de profissionais habilitados e sensíveis para perceber os gostos, desejos e necessidades ... -
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
(2013-09-13)Este trabalho permeia as práticas interdisciplinares possíveis e significativas ao se trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas na turma do PRÉ A em exercício de minha docência em Educação ... -
O lugar da educação infantil na escola que oferta o ensino fundamental
(2016-10-30)Este trabalho relata o Projeto de Intervenção desenvolvido em uma Escola de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, mais especificamente, sobre a efetivação na prática cotidiana, das Diretrizes Curriculares Nacionais ... -
O lugar da pré-escola na escola de ensino fundamental
(2016-09-23)O presente trabalho decorre de uma monografia realizada junto ao curso de Especialização em Docência na Educação Infantil oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Regional ... -
A música na prática pedagógica dos professores de educação infantil
(2016-09-21)A pesquisa desenvolvida objetivou problematizar práticas musicais junto aos professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil localizada na cidade de Faxinal do Soturno/RS. Especificamente, buscou-se ... -
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
(2013-09-13)A inclusão escolar é relativamente um tema novo que vem exigindo uma reorganização no sistema educacional, de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem, e que precisa de uma reflexão específica dos ...