Navegação Docência na Educação Infantil por título
Itens para a visualização no momento 45-64 of 74
-
"A gente brinca de sonhar" com crianças de 4 e 5 anos da educação infantil
(2016-09)“A gente brinca de sonhar” Com crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil, surgiu da curiosidade em saber como o brincar livre esta sendo visto na Educação Infantil deste município. Com meus questionamentos a respeito ... -
Gestão e formação em contexto: mobilização e reflexão sobre o trabalho pedagógico na educação infantil
(2016-09-23)Este trabalho vincula-se ao Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, realizado pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a UNIJUÍ. Tem o objetivo de implementar a gestão pedagógica que vise ... -
Gestão pedagógica em uma unidade do Proinfância na região noroeste do estado do RS
(2016-09-24)O presente trabalho traz como temática a Gestão Pedagógica Em Uma Unidade Do Proin-fância Na Região Noroeste do RS, apresentando algumas questões que são pertinentes a problematizar a qualidade da prática pedagógica docente ... -
A implementação das atuais políticas públicas para a educação infantil no município de Ijuí - RS: acesso e qualidade
(2016-09)A pesquisa que se apresenta é referente ao Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS, desenvolvido na sede da UNIJUÍ, na cidade de Ijuí/RS. O presente trabalho é ... -
A importância da participação da família no contexto da educação infantil com crianças de 0 a 3 anos
(2016-09-09)O presente trabalho procura abordar um tema de relevância na Educação Infantil – a importância da participação da família no contexto da Educação Infantil com crianças de 0 a 3 anos. O objetivo é compreender o papel da ... -
A importância do lúdico, do brincar e dos jogos e a sua relação com o processo de desenvolvimento infantil
(2016-12-20)As atividades lúdicas fazem parte da vida das crianças desde o seu nascimento e proporcionam uma série de benefícios para o seu desenvolvimento. Através das atividades lúdicas a criança comunica-se com o mundo e consigo ... -
Incluir na educação infantil: é possível
(2013-09-13)Este artigo monográfico tem como tema central a Educação Inclusiva na Educação Infantil, os sujeitos da pesquisa são crianças de cinco anos de idade do pré-B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasilina Terra, o ... -
A influência dos recursos tecnológicos educacionais no brincar na educação infantil
(2016-09-24)A Educação Infantil é uma fase muito importante para a vida de cada ser humano e como tal precisa ser levada muito a sério necessitando de profissionais habilitados e sensíveis para perceber os gostos, desejos e necessidades ... -
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
(2013-09-13)Este trabalho permeia as práticas interdisciplinares possíveis e significativas ao se trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas na turma do PRÉ A em exercício de minha docência em Educação ... -
O lugar da educação infantil na escola que oferta o ensino fundamental
(2016-10-30)Este trabalho relata o Projeto de Intervenção desenvolvido em uma Escola de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, mais especificamente, sobre a efetivação na prática cotidiana, das Diretrizes Curriculares Nacionais ... -
O lugar da pré-escola na escola de ensino fundamental
(2016-09-23)O presente trabalho decorre de uma monografia realizada junto ao curso de Especialização em Docência na Educação Infantil oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Regional ... -
A música na prática pedagógica dos professores de educação infantil
(2016-09-21)A pesquisa desenvolvida objetivou problematizar práticas musicais junto aos professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil localizada na cidade de Faxinal do Soturno/RS. Especificamente, buscou-se ... -
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
(2013-09-13)A inclusão escolar é relativamente um tema novo que vem exigindo uma reorganização no sistema educacional, de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem, e que precisa de uma reflexão específica dos ... -
A organização dos espaços na educação infantil uma proposta de garantia do protagonismo docente e das crianças
(2016-11-10)Nesta monografia de Especialização em Docência na Educação Infantil apresento o caminho percorrido e os desafios vivenciados como supervisora, buscando compreender as necessidades do grupo de crianças, docente e comunidade, ... -
O papel das brincadeiras espontâneas, livres e mediadas no desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos de uma turma de educação infantil
(2016-09-23)Esta monografia aborda o papel das brincadeiras espontâneas, livres e mediadas no desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos de uma turma da Educação Infantil. As crianças de 4 e 5 anos se relacionam com o ambiente por ... -
O papel do professor de educação infantil nas brincadeiras livre e estruturada
(2013-09-13)O presente trabalho é resultado de estudos e reflexões sobre minha prática pedagógica enquanto professora de pré-escola de uma instituição pública municipal do município de Ijuí - RS. Após realizar uma retrospectiva histórica ... -
Planejamento e práticas pedagógicas no berçário: um estudo de caso numa EMEI do município de Restinga Sêca /RS
(2013-09-13)O presente artigo nos traz um breve relato da importância do planejamento e da prática pedagógica nos ambientes de educação infantil, mais especificamente com os berçários. O educador que trabalha com os bebês deve ser ... -
A prática do professor de educação infantil na formação moral da criança
(2013-09-13)Neste trabalho pretendo discutir a importância da prática do Professor de Educação Infantil na formação moral da criança, questão que dá centralidade para a pesquisa realiza no Curso de Especialização em Docência na Educação ... -
Prática pedagógica com bebês numa turma de berçário da rede municipal de Cruz Alta
(2016)O presente trabalho se constitui como requisito para aprovação no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e refere-se às práticas pedagógicas com bebês na turma de berçário, que atuo como docente. Objetivou-se ... -
Prática pedagógica de inclusão social em uma escola municipal educação infantil da região central do RGS: desafios da docência
(2013)Este artigo foi escrito com base em uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, e teve como principal objetivo compreender como uma escola municipal de Educação ...