Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorSantin, Daianna de Oliveira Feliciano
dc.date.accessioned2014-10-30T10:32:47Z
dc.date.available2014-10-30T10:32:47Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/591
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.titlePrática pedagógica de inclusão social em uma escola municipal educação infantil da região central do RGS: desafios da docênciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste artigo foi escrito com base em uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, e teve como principal objetivo compreender como uma escola municipal de Educação Infantil de Santa Maria compreende a inclusão social e que práticas pedagógicas de inclusão social são realizadas pelos professores desta EMEI para que as crianças sejam de fato sujeitos históricos e de direitos, como citado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). Para obter os dados, realizaram-se observações junto ás crianças, questionários com perguntas abertas entregue aos professores, análise de fatos ocorridos na região onde está esta escola, além de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Constatou-se que as professoras que participaram da pesquisa conhecem a temática e atribuem grande importância a uma prática que evite a exclusão social na educação infantil, adotando o respeito aos interesses e particularidades das crianças. Com o trabalho conclui-se que a formação ofertada aos professores ainda não os prepara para estes desafios, mas que estas têm buscado coletivamente qualificar-se nos processos de construção, consolidação e vivência das propostas nos espaços em que estão inseridas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples