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dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorFerreira, Paula Cristina de Oliveira
dc.date.accessioned2014-10-31T14:07:46Z
dc.date.available2014-10-31T14:07:46Z
dc.date.issued2013-09-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/596
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis article aims to understand what are the chances of being performed the adaptation of children from 1 to 2 years in the context of early childhood education from the school's relationship with the families in the sense of awareness of the importance of this moment in children's experiences. So, are made reflections on childhood, school of early childhood education and the history of early childhood education in Brazil. Also will be discussed the factors that interfere in the adaptation and demonstrations/children's reactions to this moment. It should be noted that the process of adaptation is related to numerous factors, which cannot be analysed separately. Similarly, the demonstrations/children's reactions are diversified, thus forming a set of elements that make it possible to diagnose whether the child is adapted or not to school. This study was done in a Municipal early childhood institution in Restinga Dry/RS. Involved eight children, with age range between 12 months to 18 months of age, a Nursery class. The research carried out is of qualitative nature, developed from observations, photos, videos of daily life of the group during the process of adaptation, informal conversations with the families of the children surveyed and with school teachers. The analyses describe the insecurity of teachers facing the process of adaptation, the lack of knowledge and commitment on the part of the families about the need to monitor and enhance this moment; describe the need for the school to rethink strategies for how to conduct this moment. These strategies that seek the commitment of families faced with the adaptation of the child in school, in order to bring more security to educators, collaborating like this for their work, which often see each other alone in the face of the challenges of adaptation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.titleApontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anospor
dc.title.alternativeNotes about the adaptation on early childhood education of children from 1 to 2 yearseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo entender quais as possibilidades de ser realizada a adaptação das crianças de 1 a 2 anos no contexto da Educação Infantil a partir da relação da escola com as famílias no sentido da sensibilização para a importância desse momento nas vivências infantis. Assim, são feitas reflexões sobre a infância, a escola de Educação Infantil e a história da Educação Infantil no Brasil. Também serão discutidos os fatores que interferem na adaptação e as manifestações/reações das crianças frente a este momento. Ressalta-se que o processo de adaptação está relacionado a inúmeros fatores, os quais não podem ser analisados separadamente. Da mesma forma, as manifestações/reações das crianças são diversificadas, formando assim um conjunto de elementos que possibilitam diagnosticar se a criança está adaptada ou não à escola. O presente estudo foi feito em uma instituição de Educação Infantil Municipal, em Restinga Sêca/RS. Envolveu oito crianças, com faixa etária entre doze meses a dezoito meses de idade, de uma turma de Berçário. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, desenvolvida a partir de observações, fotos, vídeos do cotidiano da turma durante o processo de adaptação, conversas informais com as famílias das crianças pesquisadas e com professores da escola. As análises feitas descrevem a insegurança dos professores frente ao processo de adaptação, a falta de conhecimento e de comprometimento por parte das famílias sobre a necessidade de se acompanhar e valorizar este momento; descrevem ainda a necessidade de a escola repensar estratégias de como conduzir este momento. Estratégias essas que objetivem o comprometimento das famílias perante a adaptação da criança na escola, de forma que traga mais segurança aos educadores, colaborando assim para o trabalho destes, que muitas vezes se veem sozinhos diante dos desafios da adaptação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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