dc.contributor.advisor | Pasquali, Ísis Samara Ruschel | |
dc.creator | Franceschette, Danusa | |
dc.date.accessioned | 2014-11-13T11:30:05Z | |
dc.date.available | 2014-11-13T11:30:05Z | |
dc.date.issued | 2013-12-20 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/625 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Environmental education has emphasized its importance in basic education through collective work between teachers and students involving the school community. This monograph, realized in five phases, aims to sensitize students about issues of waste through the documentary " Island of Flowers ", to provide the students to rethink their practices with regard to the environment. Accordingly, through the production of a play by students of Environmental Group in José Rech School in Passa Sete / RS, allowing them to act as multipliers of knowledge by passing information about the theme. This work is an action research of qualitative analysis, by presenting results in a descriptive way, through the collecting evidence of students from the 7th and 8th year and 8th grade of Elementary School and three teachers of the School as well as the director, and the observation of the researcher during her pedagogical practice with the people who participated to realize the research. The statements were extremely important, and it is possible to notice that the students were able to act as multipliers, as well as positive results emerged inside and outside the school environment, showing that the proposed activities (theater and video) can be used as an environmental education tool. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Documentário “Ilha das Flores” | por |
dc.subject | Resíduos | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.title | O uso de documentário e teatro como ferramentas de educação ambiental com alunos da EMEF José Rech, Passa Sete, RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental tem sua importância ressaltada na educação básica através do trabalho coletivo entre professores e alunos envolvendo a comunidade escolar. A presente monografia, realizada em cinco etapas, tem por objetivo sensibilizar os alunos quanto à problemática dos resíduos através do documentário “Ilha das Flores”, para propiciar aos mesmos o repensar de suas práticas com relação ao meio ambiente. Nesse sentido, através da produção de uma peça teatral, pelos alunos do Grupo Ambiental da Escola José Rech, de Passa Sete/RS, permitindo que atuem como multiplicadores de conhecimento ao repassarem informações a respeito do tema. Trata-se de uma pesquisa-ação de análise qualitativa, com a apresentação de resultados de forma descritiva, possibilitada através da coleta de depoimento dos alunos do 7º e 8º Ano e 8ª Série do Ensino Fundamental e de três professoras da Escola,bem como da Diretora, e pela observação da pesquisadora no seu fazer pedagógico com os sujeitos da pesquisa. Os depoimentos foram de extrema relevância, e pode-se perceber que os alunos conseguiram atuar como multiplicadores, assim como surgiram resultados positivos dentro e fora do ambiente escolar, mostrando que as atividades propostas (vídeo e teatro) podem ser utilizadas como ferramenta de educação ambiental. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |