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dc.creatorBelochio, Vivian de Carvalho
dc.date.accessioned2009-04-03
dc.date.available2009-04-03
dc.date.issued2009-03-03
dc.identifier.citationBELOCHIO, Vivian de Carvalho. Collaborative journalism in digital networks: communication strategy in the cyberspace. The case of Zero Hora.com. 2009. 215 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6289
dc.description.abstractThis study was based in the idea that digital participative systems lead to changes in the institutionalized territory of journalism. The search for evidences of this process begins in the first chapter, with the analysis of journalism as an institutionalized territory and the processes of deterritorialization, reterritorialization and unterritorialization. Next, the technological changes that facilitated the origins of the information long tail are highlighted, which comprehends since the database up to the locative media and the mobile technologies. Then, it is identified the Pro-Am movement, characterized by the relation between professionals and laypeople. The second chapter focuses on the collaborative journalism in the networks as a communication strategy. At this point, the collaborative sections are defined. It is considered the four generations of digital journalism, influenced by the strategic adaptation of traditional media to the long tail of information. Consequently, the open collaborative pages were originated and became wide used. The information in the literature review is discussed taking into account the data from the case study. Thus, it was possible to identify some communication strategies from Zero Hora. com, based in the collaborative products. One concluded that works in partnership between professionals and fans in the digital periodical occur. The Pro-Am if only establishes, that in shy way. If it cannot affirm that it occurs, in Zero Hora.com, the unterritorialization, however strong marks of the process had been identified.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJornalismo colaborativopor
dc.subjectWebjornalismo participativopor
dc.subjectDes-reterritorializaçãopor
dc.subjectCauda longapor
dc.subjectRemediaçãopor
dc.subjectZero Hora.compor
dc.subjectLeitor-repórterpor
dc.subjectCollaborative journalismeng
dc.subjectParticipative webjournalismeng
dc.subjectUnterritorializationeng
dc.subjectLong taileng
dc.subjectRemediationeng
dc.subjectReader-reportereng
dc.titleJornalismo colaborativo em redes digitais: estratégia comunicacional no ciberespaço. O caso de Zero Hora.compor
dc.title.alternativeCollaborative journalism in digital networks: communication strategy in the cyberspace. The case of Zero Hora.comeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido partindo da idéia de que os sistemas participativos digitais provocam mudanças no território institucionalizado do jornalismo. A busca de marcas do processo destacado começa, no primeiro capítulo, com a análise do jornalismo como território institucionalizado e os processos de desterritorialização, reterritorialização e des-re-territorialização. Em seguida, são destacadas as transformações tecnológicas que facilitaram a formação do que denominamos de cauda longa da informação, que vão desde as bases de dados até as mídias locativas e as tecnologias móveis. É identificado, então, o movimento Pro-Am, marcado pela parceria entre profissionais e amadores. O segundo capítulo é dedicado à reflexão sobre o jornalismo colaborativo nas redes como estratégica comunicacional. Neste ponto, são definidas as seções colaborativas. A identificação leva em consideração as quatro gerações do jornalismo digital, marcadas pela adaptação estratégica dos meios tradicionais à demanda da cauda longa da informação. Nela, surgiram e se fortaleceram as páginas colaborativas abertas. As reflexões realizadas na fundamentação teórica são verificadas a partir dos dados obtidos por meio da metodologia do estudo de caso. A partir dela, foi possível chegar às considerações finais desta pesquisa, que permitiram a identificação de algumas estratégias comunicacionais de Zero Hora.com a partir dos produtos colaborativos. Concluiu-se que ocorrem trabalhos em parceria entre profissionais e amadores no jornal digital. O Pro-Am se estabelece, só que de maneira tímida. Não se pode afirmar que ocorre, em Zero Hora.com, a des-re-territorialização, porém foram identificadas fortes marcas do processo.por
dc.contributor.advisor1Mielniczuk, Luciana Pellin
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133501695657224por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4725235461282683por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


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