Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Comunicação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Comunicação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS EM SITES DE ORGANIZAÇÕES PRIVADAS: a busca pela visibilidade da responsabilidade social organizacional

Thumbnail
Visualizar/Abrir
SGORLA, FABIANE.pdf (8.441Mb)
Data
2009-03-04
Autor
Sgorla, Fabiane
Primeiro orientador
Fossá, Maria Ivete Trevisan
Primeiro membro da banca
Moura, Claudia Peixoto de
Segundo membro da banca
Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
No decorrer dos tempos, o desenvolvimento tecnológico, observado principalmente a partir da década de noventa, tem possibilitado às organizações privadas tornarem visíveis suas variadas informações organizacionais, por meio de espaços midiáticos como a televisão, o jornal e o rádio visibilidade que passou a ser chamada de visibilidade midiática. No panorama atual, os artifícios da Internet, ligados principalmente ao sistema da Web, tais como os sites organizacionais, têm tido um papel importante na ampliação da visibilidade midiática das organizações, através da operacionalização de uma série de estratégias midiáticas. Por carregarem consigo questões humanistas, solidárias e ambientais, geralmente valorizadas pelos públicos, as informações referentes à responsabilidade social configuram, hoje, como informações cada vez mais visíveis em sites organizacionais. A partir desse raciocínio, esta pesquisa se dedica a refletir acerca da visibilidade midiática da responsabilidade social organizacional em sites de organizações privadas. O corpus para a pesquisa empírica foi constituído por 44 organizações privadas que fabricam e comercializam calçados, que integram a Associação Brasileira de Indústrias de Calçados (Abicalçados) e possuem sede no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos compreendem: descobrir se as organizações integrantes da pesquisa empírica possuem sites; investigar se as informações referentes à responsabilidade social estão presentes nos sites dessas organizações; verificar se as expressões responsabilidade social , responsabilidade ambiental e/ou responsabilidade sócio-ambiental estão presentes nesses sites organizacionais; e identificar e analisar as principais estratégias de apresentação das informações referentes à responsabilidade social nesses sites através da observação das palavras e expressões que sinalizam os links em que estão contidas essas informações. A investigação empírica se caracterizou pela abordagem do tipo qualitativa, por meio do método descritivo e interpretativo e a técnica de coleta de dados foi compreendida pela observação dos sites e ocorreu no mês de julho de 2008. Os resultados apontam que 86% das organizações apresentam sites, 41% apresentam informações referentes à responsabilidade social e 27% utilizam as expressões responsabilidade social e/ou responsabilidade ambiental . As estratégias de apresentação dessas informações nos sites foram relacionadas em sete (7) categorias: Organização, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Notícias, Patrocínios, Apoios e Ações e Balanço Social. Destaca-se também a estratégia de apresentação no site de figuras de selos que certificam a atuação organizacional socialmente responsável e a estratégia do site específico sobre a responsabilidade social da organização.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6292
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Comunicação [120]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.