Estratégias midiáticas em sites de organizações privadas: a busca pela visibilidade da responsabilidade social organizacional
Resumo
No decorrer dos tempos, o desenvolvimento tecnológico, observado principalmente a partir da década de noventa, tem possibilitado às organizações privadas tornarem visíveis suas
variadas informações organizacionais, por meio de espaços midiáticos como a televisão, o jornal e o rádio visibilidade que passou a ser chamada de visibilidade midiática. No
panorama atual, os artifícios da Internet, ligados principalmente ao sistema da Web, tais como os sites organizacionais, têm tido um papel importante na ampliação da visibilidade midiática das organizações, através da operacionalização de uma série de estratégias midiáticas. Por carregarem consigo questões humanistas, solidárias e ambientais, geralmente valorizadas pelos públicos, as informações referentes à responsabilidade social configuram,
hoje, como informações cada vez mais visíveis em sites organizacionais. A partir desse raciocínio, esta pesquisa se dedica a refletir acerca da visibilidade midiática da
responsabilidade social organizacional em sites de organizações privadas. O corpus para a pesquisa empírica foi constituído por 44 organizações privadas que fabricam e
comercializam calçados, que integram a Associação Brasileira de Indústrias de Calçados (Abicalçados) e possuem sede no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos
compreendem: descobrir se as organizações integrantes da pesquisa empírica possuem sites; investigar se as informações referentes à responsabilidade social estão presentes nos sites
dessas organizações; verificar se as expressões responsabilidade social , responsabilidade
ambiental e/ou responsabilidade sócio-ambiental estão presentes nesses sites organizacionais; e identificar e analisar as principais estratégias de apresentação das informações referentes à responsabilidade social nesses sites através da observação das palavras e expressões que sinalizam os links em que estão contidas essas informações. A investigação empírica se caracterizou pela abordagem do tipo qualitativa, por meio do método descritivo e interpretativo e a técnica de coleta de dados foi compreendida pela observação dos sites e ocorreu no mês de julho de 2008. Os resultados apontam que 86% das organizações apresentam sites, 41% apresentam informações referentes à responsabilidade social e 27% utilizam as expressões responsabilidade social e/ou responsabilidade ambiental . As estratégias de apresentação dessas informações nos sites foram relacionadas
em sete (7) categorias: Organização, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Notícias, Patrocínios, Apoios e Ações e Balanço Social. Destaca-se também a estratégia de
apresentação no site de figuras de selos que certificam a atuação organizacional socialmente responsável e a estratégia do site específico sobre a responsabilidade social da organização.