Mostrar registro simples

dc.creatorSgorla, Fabiane
dc.date.accessioned2009-05-06
dc.date.available2009-05-06
dc.date.issued2009-03-04
dc.identifier.citationSGORLA, Fabiane. MEDIA STRATEGIES IN PRIVATE ORGANIZATIONS WEBSITES: the quest for the visibility of the corporate social responsibility. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6292
dc.description.abstractOver history, the technological development, observed mainly from the nineties onwards, has made possible for private organisations to expose a variety of organizational information through media spaces such as television, newspaper and radio visibility which became known as media visibility. In the present days, Internet and Web facilities, such as the possibility of building organizational Websites, have played an important role in widening the media visibility from these organizations by operationalizing several media strategies. For bearing humanistic, solidarian and environmental concerns usually valued by the audience the information regarding corporate social responsibility has become more and more visible in organizational Websites. Within this reasoning in mind, this research study aims to reflect on the media visibility of organizational social responsibility in private organizations Websites. The empirical corpus was formed by 44 private organizations with headquarters in Rio Grande do Sul State, manufacturing and commercializing shoes and associated to the Brazilian Association of Shoes Industry (Associação Brasileira de Indústrias de Calçados - Abicalçados). The specifics research objectives were: to discover if the selected organizations have Websites; to examine whether the information concerning social responsibility are shown in these Websites; to verify if the expressions social responsibility , environmental responsibility and/or social and environmental responsibility combined together are used in these Websites; to identify and analyze the main strategies for presenting the information concerning social responsibility in the Websites of the studied organizations. The empirical analysis had mainly a qualitative approach in which the descriptive and interpretative method was used. The collecting method comprehended the observation of the Websites from the selected organization. The analysis of the data happened simultaneously to its collection. The main results show that 86% of the organizations, in other words, thirty eight (38) of them have organizational Websites. Within these thirty eight (38) Websites, 42% display information regarding social responsibility and 32% make use of the expressions social responsibility and/or environmental responsibility . The presentation strategies of this information in the Websites were related to seven (7) categories: Company, Social Responsibility, Environmental Responsibility, News, Sponsorship, Support and Activities e Social Report.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVisibilidade midiáticapor
dc.subjectEstratégias midiáticaspor
dc.subjectSites organizacionaispor
dc.subjectResponsabilidade socialpor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectMedia visibilityeng
dc.subjectMedia strategieseng
dc.subjectOrganizational websiteseng
dc.subjectCorporate social responsibilityeng
dc.subjectPublic relationseng
dc.titleEstratégias midiáticas em sites de organizações privadas: a busca pela visibilidade da responsabilidade social organizacionalpor
dc.title.alternativeMedia strategies in private organizations websites: the quest for the visibility of the corporate social responsibilityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo decorrer dos tempos, o desenvolvimento tecnológico, observado principalmente a partir da década de noventa, tem possibilitado às organizações privadas tornarem visíveis suas variadas informações organizacionais, por meio de espaços midiáticos como a televisão, o jornal e o rádio visibilidade que passou a ser chamada de visibilidade midiática. No panorama atual, os artifícios da Internet, ligados principalmente ao sistema da Web, tais como os sites organizacionais, têm tido um papel importante na ampliação da visibilidade midiática das organizações, através da operacionalização de uma série de estratégias midiáticas. Por carregarem consigo questões humanistas, solidárias e ambientais, geralmente valorizadas pelos públicos, as informações referentes à responsabilidade social configuram, hoje, como informações cada vez mais visíveis em sites organizacionais. A partir desse raciocínio, esta pesquisa se dedica a refletir acerca da visibilidade midiática da responsabilidade social organizacional em sites de organizações privadas. O corpus para a pesquisa empírica foi constituído por 44 organizações privadas que fabricam e comercializam calçados, que integram a Associação Brasileira de Indústrias de Calçados (Abicalçados) e possuem sede no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos compreendem: descobrir se as organizações integrantes da pesquisa empírica possuem sites; investigar se as informações referentes à responsabilidade social estão presentes nos sites dessas organizações; verificar se as expressões responsabilidade social , responsabilidade ambiental e/ou responsabilidade sócio-ambiental estão presentes nesses sites organizacionais; e identificar e analisar as principais estratégias de apresentação das informações referentes à responsabilidade social nesses sites através da observação das palavras e expressões que sinalizam os links em que estão contidas essas informações. A investigação empírica se caracterizou pela abordagem do tipo qualitativa, por meio do método descritivo e interpretativo e a técnica de coleta de dados foi compreendida pela observação dos sites e ocorreu no mês de julho de 2008. Os resultados apontam que 86% das organizações apresentam sites, 41% apresentam informações referentes à responsabilidade social e 27% utilizam as expressões responsabilidade social e/ou responsabilidade ambiental . As estratégias de apresentação dessas informações nos sites foram relacionadas em sete (7) categorias: Organização, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Notícias, Patrocínios, Apoios e Ações e Balanço Social. Destaca-se também a estratégia de apresentação no site de figuras de selos que certificam a atuação organizacional socialmente responsável e a estratégia do site específico sobre a responsabilidade social da organização.por
dc.contributor.advisor1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704310P1por
dc.contributor.referee1Moura, Claudia Peixoto de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706638T9por
dc.contributor.referee2Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784154Y3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734370E6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples